Comércio de Goiás na vanguarda da IA

Compartilhe:

Em artigo publicado no jornal O Popular, em 15 de maio, o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, aborda o posicionamento do Sistema Comércio diante da evolução tecnológica trazida pela inteligência artificial

O mundo está atravessando transformações fascinantes na área da tecnologia da informação e nas diversas atividades de armazenamento, processamento, transmissão e uso a ela relacionadas. As aplicações desse conhecimento há muito romperam os limites de universidades, centros de pesquisa e inovação, e já fazem parte do cotidiano.

As novas gerações fazem uso, com absoluta naturalidade, de muitas dessas novas ferramentas criadas para atender a demandas rotineiras, como legendar vídeos, identificar músicas, fazer compras via internet, traduzir e redigir textos. Essas soluções são oriundas da chamada inteligência artificial (IA), um conjunto de sistemas capazes de realizar tarefas antes dependentes da mediação humana.

Todos nós já conhecemos, em maior ou menor grau, esses conceitos. Relembrá-los nos auxilia a compreender a dimensão das oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e aplicação da IA, com a criação de empresas, emprego e renda. Somente no Brasil, o setor deve criar entre 800 mil e um milhão de vagas de trabalho até o final de 2025.

O Sistema Comércio Goiás se posiciona na vanguarda dessa transformação, ofertando o primeiro Curso Técnico em Inteligência Artificial do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Inteiramente concebido pelo time do Senac Goiás, o curso será ministrado em parceria com multinacionais como Amazon Web Services (AWS), Nvidia, Microsoft, Red Hat e Google Cloud.

A metodologia de ensino será 100% hands on (‘mão na massa’), fazendo do aluno o protagonista da aprendizagem, oferta de práticas de programação específicas de modelos de IA e foco na demanda do mercado.

Nosso objetivo é preparar desenvolvedores de altíssima competência. Para isso, já adquirimos um sistema de computação de alto desempenho, a Unidade de Processamento Gráfico Nvidia A16, que oferece soluções de alta qualidade em processamento gráfico e computação gráfica.

Estamos aplicando R$ 1 milhão na implantação do curso técnico em IA e outros R$ 25 milhões na ampliação de nossa unidade de tecnologia e inovação, no Setor Santa Genoveva. Esses investimentos completam uma sequência sem precedentes de ações no segmento, com destaque para a implantação do Senac Infinite, em 2020; eventos como o Desafios de Inovação em Saúde (2023) e o CNC Inovation Day (2023); e a parceria para a realização da Campus Party (2023), entre diversas outras iniciativas.

A IA está mudando a maneira como interagimos com pessoas, produtos e serviços, com ganhos para todos. Pode ser aplicada cada vez mais e melhor na precisão de resultados e na redução de custos, no caso das empresas; e no teletrabalho, na redução de carga horária e dos acidentes, no caso dos trabalhadores. A avenida de oportunidades está aberta, e o Sistema Comércio Goiás larga na frente apostando na formação de excelência para alavancar esses resultados.

Leia também

Scroll to Top