O Ministério do Trabalho e Previdência Social abriu as inscrições para a sexta edição da Semana Inclusiva de Santa Catarina. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado de maneira online em virtude da pandemia da Covid-19, entre os dias 21 e 23 de setembro. Os cadastros para participação podem ser feitos pela página do Fórum.
O objetivo da realização é debater maneiras de construir uma sociedade mais inclusiva por meio do ingresso de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS no mercado de trabalho e, a partir deste ano, conta com o apoio da Agência das Nações para Gestão de Projetos, Infraestrutura e Compras.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, entre 2015 e 2021, foram criadas 9,7 mil vagas de emprego para Pessoas com Deficiência em Santa Catarina. 58 organizações públicas e privadas vão participar da Semana Inclusiva e buscar soluções temáticas para áreas como cuidado e bem-Estar; esporte e lazer; novas tecnologias e novas linguagens e outros temas.
“O sucesso do evento cresce a cada ano, a partir do incremento de participantes e parceiros, mostrando que a inclusão se faz com muita união, dedicação e amor”, afirma Luciana Carvalho, que atualmente é Coordenadora Nacional do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS, na Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.
Vale lembrar que lei em vigor em todo o território nacional determina que empresas com 100 ou mais empregados tenham entre 2% e 5% de seu quadro composto por Pessoas com Deficiência ou beneficiários Reabilitados pela Previdência Social.