Escola de gastronomia Senac Pelotas irá ocupar antigo prédio do Banco do Brasil

Compartilhe:

Acerto para o início da ação foi feita por live entre dirigentes do Sistema Comércio RS

A histórica cidade de Pelotas, patrimônio cultural brasileiro, junto com a Fecomércio-RS, firmaram, na manhã da última segunda-feira (2), uma parceria com foco no desenvolvimento gastronômico e turístico do município e região. Em live que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e do presidente da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, foi anunciada a destinação do antigo prédio do Banco do Brasil, que passará a abrigar uma escola de gastronomia do Senac, além de café e um memorial.

A prefeita do município, Paula Mascarenhas, destacou a importância da parceria, que irá revitalizar um dos mais importantes prédios da cidade. “Pelotas merece nossa atenção quando o assunto é a valorização da cultura e memória da região. A ideia de destinar o antigo prédio do Banco do Brasil para a Fecomércio-RS, por meio de ações do Sesc e Senac, faz com que essa parceria tenha um importante significado para toda a comunidade. No local, que irá contar com um braço turístico, terá uma cozinha-show, em que o turista poderá ter uma experiência única e conhecer os famosos doces da cidade de Pelotas”, afirma.

O presidente da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, reiterou a importância de momentos como este para o fortalecimento local. “Hoje é um dia de alegria. Termos essa parceria de longa data concretizada vislumbra um futuro próspero para uma das cidades mais queridas do nosso Estado. Poder contribuir para o desenvolvimento não só da área gastronômica, importante para a cidade, mas para o desenvolvimento de toda a região, fortalecendo o turismo, é a certeza que lutamos pelas melhores soluções para o RS.” O dirigente também citou a importância do vice-presidente da Fecomércio-RS e secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, que viu o potencial do projeto e tornou possível a parceria.

Integrante do programa Iconicidades, do governo do Estado, o projeto arquitetônico de restauração do prédio e dos anexos será realizado por meio um concurso. O espaço, que também contará com uma parceria do Sesc local, terá um café para atender o público e um memorial sobre os doces de Pelotas.

Fundado em 1968, o Senac Pelotas é uma das mais tradicionais escolas de gastronomia da região. Com cerca de 13 mil pessoas capacitadas por ano, a ampliação na oferta de atividades e cursos fortalece a importância da capacitação profissional e a necessidade de ações educacionais para o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, o Sesc também é um importante parceiro promovendo uma série de ações como o Festival Internacional de Música. O evento é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Em dez edições, mais de 300 mil pessoas já assistiram a 493 apresentações desde a primeira edição, em 2011 e cerca de 2600 alunos participaram das aulas ao longo da última década.

Leia mais

Scroll to Top