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O que é a CNC

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical de grau máximo do setor terciário brasileiro e tem como objetivo principal representar e defender as atividades econômicas do comércio brasileiro, atendendo, desta forma, aos interesses nacionais.

Fundada em 4 de setembro de 1945, a entidade coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), formado por 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), que, por sua vez, agrupam mais de mil sindicatos de diversos segmentos econômicos do comércio em todo o Brasil. Juntas, estas entidades representam mais de 4 milhões de empresas, que geram 23,8 milhões de empregos diretos e formais, um terço do total oferecido pelo País.

Além disso, a CNC administra um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que integram o chamado Sistema S.

O Sesc e o Senac foram criados na década de 1940 e, desde então, contribuem decisivamente para proporcionar mais qualidade de vida aos brasileiros e melhores chances de inserção no mercado de trabalho. São mais de mil unidades fixas e móveis espalhadas por todo o território nacional, levando aos mais distantes locais educação profissional, saúde, esporte, lazer e cultura não apenas para comerciários e suas famílias, mas para toda a população.

Ao longo de sua trajetória, a CNC se renovou diante das transformações políticas e econômicas e se adaptou aos novos comportamentos da sociedade e do comércio. Com a construção de um sindicalismo sólido e representativo, a entidade sempre esteve à frente de mudanças fundamentais para o País, trabalhando pelo aumento de investimentos, melhoria na infraestrutura, redução da burocracia e racionalização da legislação tributária e trabalhista, deixando o ambiente econômico mais fértil para que as empresas representadas possam prosperar

Missão

Atuar em defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo, promovendo um ambiente favorável ao seu crescimento, fortalecimento e competitividade, em harmonia com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Visão

Ser protagonista na representação empresarial e no desenvolvimento do ambiente de negócios do País.

Presente em todo o País, o Sistema CNC-Sesc-Senac é responsável por um dos maiores conjuntos de ações em prol do desenvolvimento social no mundo. Anualmente, cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados por suas atividades.

Conheça as atribuições dos integrantes do Sistema:

CNC

Sob a figura do presidente da Confederação, estão também os Conselhos Nacionais de Administração do Sesc e do Senac.

Sesc

Atua pela melhoria da qualidade de vida e promoção da cidadania. Comerciários e seus familiares, bem como as populações carentes, contam com modernos centros culturais, bibliotecas, quadras poliesportivas, teatros, restaurantes, cinemas, salas de aula, clínicas odontológicas, hospedagem, entre outros serviços. Visite o site do Sesc.

Senac

Promove atividades de reciclagem e aperfeiçoamento profissional para todos os segmentos do comércio. São, aproximadamente, 800 diferentes tipos cursos voltados para os mais diferentes segmentos. Visite o site do Senac.

Com essas ações, CNC, Sesc e Senac tornam-se parte importante da vida brasileira e agentes do desenvolvimento econômico e social.

Código de Ética da CNC

 

A CNC possui um forte compromisso com a ética, a transparência e com valores de responsabilidade social. A integridade no desenvolvimento de nossas atividades é o que assegura a nossa representatividade na defesa dos direitos e interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Dessa forma, baseado nas melhores práticas de governança, nosso Código de Conduta e Ética tem como objetivo traduzir em comportamentos explícitos o exercício cotidiano da cultura organizacional da CNC, estabelecendo diretrizes e normas no intuito de preservar e proteger as relações da entidade com seus empregados, fornecedores e prestadores de serviço, categorias econômicas representadas e com a sociedade em geral, incluindo o Poder Público.

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Canal de Denúncias

 

O Canal de Denúncias é um meio para relatar de forma segura e confidencial práticas irregulares ou antiéticas que violem a legislação vigente, o Código de Conduta e Ética, políticas e normas internas da CNC. A partir desse momento, você será redirecionado para o website da Contato Seguro, uma empresa independente especializada no recebimento de denúncias.

Clique aqui e acesse

Ou ligue para 0800 800 1312 (Atendimento 24 horas, 7 dias por semana).

São atribuições da Confederação:

 

  • Representar, no plano nacional, os direitos e interesses do comércio brasileiro;
  • Organizar e disciplinar o Sicomercio, do qual é entidade máxima;
  • Eleger ou designar representantes do comércio junto aos órgãos de jurisdição nacional;
  • Conciliar divergências e conflitos entre federações filiadas;
  • Celebrar convenções ou contratos coletivos de trabalho e prestar assistência em acordos coletivos nas localidades onde não haja sindicatos e/ou federações representativas de categoria econômica;
  • Administrar o Sesc e o Senac.
Valores:

 

  • Ética e transparência: agir com honestidade e respeito; e ser transparente em tudo o que fazemos.
  • Foco no cliente: escutar, entender e trabalhar para atender com qualidade às necessidades dos nossos clientes.
  • Proatividade: agir com iniciativa; identificar oportunidades e ameaças; e antecipar soluções para alcance do nosso propósito maior.
  • Foco na excelência: buscar a melhoria contínua dos nossos processos e resultados, definir metas audaciosas e superar os desafios para atingi-las com energia e eficiência.
  • Integração: valorizar a colaboração, a união e a atuação integrada entre a CNC, federações, sindicatos, Sesc e Senac, com suas equipes, para otimizar os esforços empreendidos e gerar melhores resultados a todas as partes interessadas.
  • Valorização de pessoas: respeitar as pessoas; reconhecer o talento, o esforço e os resultados; incentivar a busca pelo conhecimento e o feedback; e liderar pelo exemplo.
  • Inovação: buscar oportunidades de geração de valor aos nossos clientes internos e externos, explorar novas ideias, incentivar a criatividade e buscar a diferenciação em processos, produtos e serviços.
  • Sustentabilidade: considerar o equilíbrio entre o bem-estar social e econômico; o desenvolvimento sustentável; o respeito à sociedade; e a saúde e segurança da força de trabalho, aspectos inegociáveis na execução da nossa missão empresarial.
Bandeiras:
  • Simplificação da legislação e diminuição da carga tributária
  • Fortalecimento da representatividade
  • Desburocratização
  • Combate à pirataria e ao comércio ilegal
  • Segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • Facilitação do acesso ao crédito
  • Igualdade e liberdade nas relações trabalhistas, primando pela boa relação entre o capital e o trabalho
  • Liberdade, unicidade e não intervenção estatal na atividade sindical
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