A premiação dos vencedores da primeira edição do Prêmio Conecta de Comunicação aconteceu em 18 de novembro durante o evento Conecta 22, no hotel Windsor Marapendi, RJ. O objetivo principal foi o estímulo ao desenvolvimento e o aprimoramento de produtos de comunicação e de marketing, alinhado às apresentações e compartilhamentos de campanhas de comunicação e marketing das Assessorias de Comunicação das Federações Regionais e Nacionais do Sistema Comércio.
Foram cinquenta e três cases inscritos em seis categorias: Comunicação Digital; Comunicação Externa e Relacionamento com a Imprensa; Comunicação Interna; Publicidade & Propaganda; Criação/Design; Sustentabilidade.
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO DIGITAL
VENCEDOR: FECOMÉRCIO-RS
CASE: DESCOMPLICA
Lançado em agosto de 2022, o projeto “Descomplica” é composto de uma série de vídeos publicada no Reels do Instagram institucional da Federação e tem o objetivo de explicar e descomplicar diferentes termos de interesse dos nossos seguidores e público-alvo, tais como: negócios, marketing, inovação e economia. Os vídeos têm duração de 40 a 60 segundos e são gravados com especialistas de cada área de atuação.
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO EXTERNA / RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA
VENCEDOR: FECOMÉRCIO – SP
CASE: DIVULGAÇÃO DA 1ª SONDAGEM DE ESG NO COMÉRCIO
O Comitê ESG da Fecomercio-SP, engajou empresas no projeto de propor caminhos para incentivar o movimento a empreendimentos de capital fechado, médios e pequenos, localizados, sobretudo, no Estado de São Paulo. Assim, considerando o amplo know-how das empresas envolvidas, a Fecomercio-SP idealizou a 1ª Edição da Sondagem ESG no Comércio, partindo da seguinte pergunta-chave: “Como induzir empresas de capital fechado a adotar iniciativas voluntárias para se dotarem de métricas de ESG e divulgá-las?”. Com o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa, a Entidade elaborou uma ampla estratégia de comunicação integrada, incluindo diversas ações de assessoria de imprensa.
CATEGORIA COMUNICAÇÃO INTERNA
VENCEDOR: FECOMÉRCIO-MS
CASE: PROGRAMA DE ENDOMARKETING
A Fecomércio-MS aplicou pesquisa de clima organizacional por eixos: Clareza Organizacional, Integração Organizacional, Estrutura para Tomada de Decisão, Estilos e Práticas Gerenciais, Orientação para o Desempenho, Relacionamento Interpessoal, Política de Remuneração, Reconhecimento, Capacidade de Desenvolvimento de Pessoas, Condições Físicas, Avaliação do seu Trabalho e da Instituição, Clima Organizacional. Com o resultado da pesquisa, foi implantado em 2019 um comitê para a implantação do Programa de Endomarketing da Instituição, com vistas a sanar os gaps encontrados na pesquisa. Em 2023 a Fecomércio vai para sua terceira versão do Programa de Endomarketing com resultados internos positivos, bem como, com impacto na visibilidade da Instituição com seus stakeholders.
CATEGORIA PUBLICIDADE/ PROPAGANDA
VENCEDOR: FECOMÉRCIO-TO
CASE: 30 ANOS DA FECOMÉRCIO-TO
Vídeo produzido para celebrar os 30 anos da Fecomércio-TO, exaltando a presença do comércio de bens, serviços e turismo na região.
CATEGORIA DESIGN/CRIAÇÃO
VENCEDOR: FECOMÉRCIO-BA
CASE: IDENTIDADE VISUAL – NATAL SOLIDÁRIO
Para o Natal Solidário 2021 do Sistema Fecomércio-BA foi proposta uma nova linha visual e redesign da marca de campanha. Nessa nova abordagem encontramos referências ao material trabalhado até o ano de 2020 aliadas a uma linguagem contemporânea e madura, mas sem perder o fator humano, fundamental para a campanha.
CATEGORIA SUSTENTABILIDADE
VENCEDOR: FECOMÉRCIO-DF
CASE: MIGRAÇÃO DOS PROCESSOS DE COBRANÇAS DE BOLETOS PARA FORMA ONLINE
O custo das campanhas de cobranças de contribuições sempre foi elevado, trazendo desconforto com o volume de boletos que voltavam, sem encontrar seu destinatário. Com a reforma trabalhista, aprovada em 2017, A Fecomércio-DF revisou o fluxo de trabalho para a realização das campanhas de cobranças. Por isso, decidimos incluir critérios para reduzir custos e desperdícios.
A pandemia nos trouxe a certeza da migração de 100% on-line. Em 2018 e 2019, reduziram drasticamente para, em média, 50 mil boletos ano, com custos em média de R$ 100 mil reais. Em 2020, mais uma redução, desta vez para 32 mil boletos, com custo de R$ 89.000,00. Em 2021, iniciaram o processo híbrido de emissão. Foram 24 mil guias, com custos de R$ 52.673,87. Ainda assim, ocorria desperdícios de papel. Já o online, em 2021, o custo total de disparos foi de R$ 9.577,00. Em 2022, sendo 100% on-line, o custo mensal é de R$ 4.480,00, com a média de possibilidade de até 2 milhões de disparos por mês.