Sesc-SC democratiza acesso ao turismo com roteiros para pessoas com deficiência

Compartilhe:

O Sesc-SC, em parceria com Associação de Surdos de Criciúma, realizou mais uma edição do projeto Passeios Plurais, criado para democratizar o acesso ao turismo por grupos de pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo é promover a igualdade de oportunidades, o exercício da cidadania e a inclusão social. Desta vez, o passeio foi para o roteiro Paisagem Cultural, na região de Laguna, Sul de SC, oferecido de forma gratuita.

Os turistas saíram em 17 de dezembro, partindo da cidade de Sombrio, com embarques em Araranguá e na unidade do Sesc Criciúma. A programação foi divulgada exclusivamente para a comunidade surda e seus dependentes.

A iniciativa, realizada pelo setor de Turismo Social Sesc-SC em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, teve um interesse tão grande que atraiu clientes de diversos munícipios da região: Santa Rosa do Sul, Sombrio, Orleans, Turvo, Balneário Arroio do Silva e Criciúma. O passeio conduzido pelo colaborador do Sesc e Guia de Turismo Local, Rogério Rodrigues, foi realizado a pé pelo Centro Histórico de Laguna, maior conjunto arquitetônico tombado de Santa Catarina.

Paisagem Cultural

Em um percurso de aproximadamente duas horas foi possível conhecer a história de pontos turísticos da cidade, a arquitetura dos casarios antigos e diversos atrativos, como o Museu Anita Garibaldi, a Casa de Anita, o Mercado Público, a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos e a Fonte da Carioca, onde foi possível beber água fresca e gelada após o trajeto. Estima-se que a água desta fonte motivou a localização da cidade pelo seu fundador. Também foi realizada visita à Casa de Cultura Sesc em Laguna.

Após o passeio, foi oferecido ao grupo um almoço gratuito promovido pelo Sesc e ainda teve uma parada na Praia do Gi, onde o grupo pode conhecer a Pedra do Frade. Medindo 9 metros de altura e 5 metros de diâmetro, a pedra monumental equilibra suas 30 toneladas e desafia a lei da gravidade diante da inclinação sobre uma rocha à beira-mar. Ela recebeu esse nome pela semelhança com um padre franciscano.

Democratização do acesso ao lazer

A técnica de Lazer de Criciúma, ouvinte, Gabriela Mariane dos Santos Carmo, ressaltou a importância da promoção de mais atividades inclusivas como essa. “Muito se fala sobre a necessidade de a pessoa com deficiência estar presente nas atividades do cotidiano, mas pouco se vê acontecendo na prática. Promover e participar de projetos que buscam fomentar uma maior interação entre a própria comunidade é uma forma de sensibilizar sobre a importância da inclusão nos destinos turísticos e de afirmar que os direitos ao lazer e ao turismo são para todos”, defende.

Para Bianca Zacarias Nogueira Felisberto, surda e presidenta da Associação de Surdos de Criciúma, a oportunidade de vivenciar e usufruir do turismo em todo seu potencial foi muito enriquecedora e gratificante. “Eu não imaginei como seria esse passeio, minha família tem filhos pequenos surdos e tenho amigos que estão começando a aprender libras. Isso é tão importante para nós, conhecer a história da cidade de Laguna. Precisamos dos intérpretes para que eles saibam o que aconteceu naquele lugar, a guerra, a casa de Anita, a fonte de água e as culturas”, comenta.

Como participar do projeto Passeios Plurais?

O projeto Passeios Plurais será ofertado pelo Sesc-SC exclusivamente para grupos de Pessoas com Deficiência. A instituição pretende lançar novas programações e está aberta a parcerias. Instituições e grupos com interesse neste tipo de programação podem entrar em contato pelo e-mail: turismosocial@sesc-sc.com.br ou pelo telefone (48) 3251.4848 com a sugestão de programação e de destino.

TEXTO E IMAGENS: Fecomércio/Sesc-SC

Leia mais

Rolar para cima