Sesc comemora 25 anos de dois dos maiores projetos de circulação cultural do País

Compartilhe:

O Sesc deu início às celebrações dos 25 anos dos dois maiores projetos de circulação cultural do País com o lançamento da edição de 2023 do Palco Giratório e do Sonora Brasil. Este ano marca a retomada dos circuitos presenciais, com apresentações programadas até novembro, em 24 estados e no Distrito Federal.

Apresentação do Palco Giratório no Sesc Copacabana em 2021

O Palco Giratório é um projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas, que trabalha a formação de plateias com base na circulação de espetáculos. Na edição deste ano, o projeto vai rodar o País com 15 espetáculos de circo, dança e teatro. Serão 238 apresentações e 129 atividades formativas, contemplando 73 cidades e empregando diretamente 464 artistas, pesquisadores e produtores culturais. Desde a sua criação, o Palco circulou com mais de 380 grupos artísticos, de todas as regiões brasileiras, em mais de 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.

20/02/2022 – Sonora Brasil: Apresentação de Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda no Cais do Valongo para gravação de DVD, no Rio de Janeiro – Crédito: André Teixeira

Já o Sonora Brasil desenvolve programações musicais em uma proposta de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural. Em 2023, o tema do projeto é culturas bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, destacando a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira. Serão 30 grupos em mostras realizadas em 52 cidades. Nesses 25 anos, o Sonora Brasil percorreu 210 cidades, com 6.500 apresentações, além de produzir 16 documentários e quatro álbuns.

Leia mais

Rolar para cima