Retomada da FIT Pantanal 2023 é marcada pela divulgação dos potenciais turísticos de MT para o mundo

Compartilhe:

Após cinco anos sem ser realizada, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) chegou à sua 30ª edição como uma vitrine consolidada para exposição e divulgação de produtos e potenciais turísticos de Mato Grosso para o mundo, além de ser palco de integração dos municípios mato-grossenses e do Estado com países da América do Sul.

A FIT Pantanal 2023, promovida pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IPF-MT e Governo do Estado, nos dias 4 a 7 de maio, reuniu, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, 211 expositores, entre eles Bolívia, Paraguai e Peru, em uma extensa programação com quase 70 atividades, como palestras, oficinas, rodadas de negócio, painéis, mesas-redondas e 20 apresentações culturais que valorizaram os costumes regionais.

No encerramento do evento, o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a parceria na organização da feira. “Promover um evento gratuito desse porte não foi uma tarefa fácil, mas, com a união de todos, foi possível realizar este grande projeto. Agradeço ao Governo do Estado e a todos os parceiros e apoiadores, como a Prefeitura de Cuiabá, a Assembleia Legislativa e o Sebrae-MT, que foram fundamentais para o sucesso da retomada da divulgação dos potenciais turísticos de Mato Grosso para o mundo”, celebrou Wenceslau Júnior.

Representantes do turismo, hospitalidade e lazer destacaram a visibilidade proporcionada pela FIT Pantanal 2023 aos seus produtos turísticos e calendário de eventos. Para a secretária municipal de Turismo de Barra do Garças, Jessika Hirata, a ª feira deste ano superou as expectativas. “Muitas pessoas que não conheciam Barra do Garças passaram a ter vontade de ir ao município, com base no que mostramos e trouxemos de material do ecoturismo, parque de águas termais, temporada de praia, Parque Estadual da Serra Azul e atrações urbanas. Fizemos degustação de cachaças artesanais, mel da Serra do Roncador e nossos ETs, em formato de bonecos que atraíram o público infantil. Foi excelente!”, comemorou a secretária.

O evento proporcionou a aproximação entre os municípios mato-grossenses, conforme o secretário municipal de Esportes e Turismo de Comodoro, Silvio Benites. “Recebemos visitas de várias pessoas e trocamos muitas ideias com as cidades da nossa região, principalmente, do Vale do Guaporé, médio-norte e sul do Estado, que engrandecem os nossos conhecimentos. Comodoro trouxe o artesanato e os costumes dos povos indígenas, turismo de aventura, belezas naturais, como cachoeiras e o rio Guaporé, um dos mais importantes de Mato Grosso, que faz divisa com o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, o Estado de Rondônia e com a Bolívia”, comentou Benites.

A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Juscimeira, Bruna Martinez, classificou a presença na FIT Pantanal 2023 como uma experiência única. “Juscimeira está muito feliz por estar aqui. Já recebemos muita gente no nosso estande que não conhecia a cidade e agora sabe dos produtos, cachoeiras e atrações da capital mato-grossense das águas quentes. A feira possibilitou a troca de contatos para levar turistas e investimentos para o nosso município”, avaliou Martinez.

Para Wenderson Magalhães, turismólogo da secretaria municipal de Turismo e Cultura de Nobres, a participação na FIT foi muito positiva. “Exibimos Nobres não só para o mercado interno, mas para o mercado externo também. Tivemos uma participação relevante de público nacional e internacional. Foi sensacional ter a oportunidade de apresentar Nobres e expor mais detalhes para que os visitantes da feira possam ir nos conhecer. A organização está de parabéns”, enfatizou o profissional.

A FIT Pantanal 2023 teve o apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Prefeitura de Cuiabá; além da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e outras 14 instituições apoiadoras.

Leia mais

Rolar para cima