Fecomércio-SP promove ações contra racismo no setor de comércio e serviços

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A Fecomércio-SP, em parceria com o Procon-SP Racial, lançou, no dia 21 de março, Dia Internacional de Luta contra Discriminação Racial, em São Paulo, uma cartilha com princípios para o enfrentamento do racismo nas relações de consumo, no Estado.

Foto: Tatu
Foto: Tatu

Os princípios que constituem o material foram elaborados em conjunto com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e a Universidade Zumbi dos Palmares (Unipalmares).

Fernando Capez, presidente da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), ressalta a importância da participação da iniciativa privada na elaboração e divulgação ao comércio dos 10 princípios que compõem a cartilha.

A igualdade racial é tema perene na Federação, com destaque nas pautas do Comitê ESG e do Conselho de Sustentabilidade, baseada nos pilares constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana. “O respeito ao próximo deve ser independente de questões como raça, cor da pele e etnia. Assim, contribuímos para a construção dos 10 princípios de enfrentamento do racismo nas relações de consumo, a fim de preservar o respeito entre todos, sejam funcionários, sejam consumidores, fortalecendo as ações de prevenção às práticas discriminatórias”, explica Alexsandra Ricci, assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade.

O estabelecimento que aderir à iniciativa, de forma voluntária e gratuita, terá acesso a informações e apoio para combater o racismo ao lado de funcionários e fornecedores. Sendo assim, ficar por dentro do assunto vai impedir também que o empresário seja surpreendido em fiscalizações com o intuito de verificar a ocorrência de casos de discriminação racial nos estabelecimentos.

A Fecomércio-SP também apoia o Pacto pela Promoção da Equidade Racial que visa implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil e, como representante do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de São Paulo, se esforça em fomentar uma série de práticas nesse sentido à sua base de representação, composta por, aproximadamente, 52 mil empresas, e aos mais de 130 sindicatos filiados.

 

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