Fecomércio-RS realiza a primeira reunião de Diretoria de 2023

Compartilhe:

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, coordenou a primeira reunião de Diretoria do ano de 2023, realizada na quinta-feira, 19 de janeiro.

O presidente lembrou que ele assumiu a Presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS para a gestão 2023-2026. Ele substituiu Gilberto Porcello Petry, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que ocupava o cargo desde 2019. Completam ainda a Diretoria Executiva os reeleitos André Vanoni de Godoy (diretor-superintendente), Ayrton Pinto Ramos (diretor técnico) e Marco Aurélio Paradeda (diretor de Administração e Finanças).

Bohn também lembrou que uma comitiva da Fecomércio-RS esteve em Nova York, de 12 a 20 de janeiro, onde acompanhou a NRF Retail’s Big Show e fizeram visitas técnicas às principais empresas do varejo estabelecidas na cidade. No grupo, estavam o 1º vice-presidente, Joel Dadda, o 2º vice-presidente, Gilmar Bazanella, o vice-presidente Financeiro, André Roncatto, e os vice-presidentes Ademir da Costa, Daniel Amadio e Eduardo Slomp.

A coordenadora de Jornalismo da Fecomércio-RS, Camila Barth, apresentou o relatório de visibilidade da Coletiva de Fim de Ano da Federação que aconteceu no dia 2 de dezembro. O evento, que exibiu um balanço de 2022 e trouxe as perspectivas para 2023, recebeu quase 80 jornalistas de diversos veículos de imprensa do Estado. A coletiva teve 68 inserções na mídia, o que equivale a mais de R$ 600 mil em espaços conquistados.

O gerente de Tecnologias Educacionais, Giancarlo Giacomelli, head de inovação da entidade, fez um balanço do Lab Fecomércio-RS, que nasceu em maio de 2022, com o propósito de colocar a Federação de forma mais consistente no ecossistema de inovação do Estado, conectando com novas empresas e gerando novos produtos e serviços para os sindicatos. Giacomelli apresentou algumas das soluções que foram modeladas neste primeiro semestre de operação e estarão disponíveis para que os sindicatos incorporem aos seus portfólios de serviços, em especial o Lab Experience, o Sindcash, Marketplace e a formação on-line O Futuro do Varejo.

O gerente de Relações Governamentais, Lucas Schifino, apresentou a Agenda Institucional de Infraestrutura de Transporte da Fecomércio-RS elaborada com base nas sugestões de obras prioritárias apontadas pelos sindicatos e será entregue ao Governo Estadual. São elencadas 36 obras (19 federais e 17 estaduais) de infraestrutura a serem realizadas no Rio Grande do Sul.

Na sequência, o consultor trabalhista Flávio Obino Filho fez uma análise da vigência do novo piso estadual do RS e a Convenção 158 da OIT, STF e o risco da proibição de demissão sem causa justificada. O consultor econômico Marcelo Portugal também trouxe uma análise do início do governo Lula e o pacote econômico. Já o consultor tributário Rafael Borin falou sobre o Decreto nº 11.374/23, que restaurou alíquotas de PIS e Cofins sobre receitas financeiras sem prever a observância da anterioridade nonagesimal.

Participação especial

O convidado da reunião da Diretoria de janeiro foi o deputado estadual Edvilson Brum. Ele foi vereador, presidente da Câmara de Vereadores e prefeito de Rio Pardo. Foi eleito e reeleito no início dos anos 2000 e eleito novamente em 2020. Ocupou funções na Famurs, foi presidente da Sulgás e da CRM e assessor da Presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Gabinete do Ministério da Agricultura.

O deputado começou sua fala afirmando que poderia resumir a conversa em uma frase: “Não voto pelo aumento de ICMS”. Mas reconheceu que o setor terciário, tão importante para a economia gaúcha, precisa de muito mais do que isso, como a desburocratização da máquina pública, facilitação de andamento dos processos e o não aumento de tributos no geral. “E qualquer imposto cobrado deve ser devolvido para a sociedade em forma de serviços”, disse.

Leia mais

Rolar para cima