Fecomércio-RJ promove debate sobre o futuro do compliance

Compartilhe:

O presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, participou, no dia 3 de junho, da abertura do evento Compliance do Futuro, na sede da entidade, no Flamengo/RJ. Em formato híbrido, a iniciativa reuniu especialistas para analisar e reforçar a eminência da pauta ESG, com foco em ganhos éticos, morais e de responsabilidade corporativa para as empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro.

“Normalmente, não conseguimos enxergar o comércio integrado a práticas de compliance. Não que não tenhamos, mas não damos visibilidade a esse engajamento que caracterize como o setor atua nessa área. E não existe setor melhor para passar boas práticas e essa mensagem para a população. Primeiro, porque somos os maiores empregadores. Segundo, e mais importante, somos a porta para o primeiro emprego. A maioria dos jovens entra no mercado de trabalho atuando no comércio. Então, temos uma responsabilidade muito grande, que é desenvolver o perfil do negócio, da integridade. O que queremos é implantar e disseminar essa cultura da ética perante as atividades que o comércio exerce. Temos que estar atentos ao nosso comportamento. A Fecomércio-RJ prega isso porque é parte da nossa natureza, da nossa condução e do nosso dia a dia”, afirmou Antonio Florencio.

O evento promoveu três palestras mediadas pelo consultor da J Meira, André Meira. O delegado da Polícia Federal Márcio Derenne, vice-diretor da Interpol na ONU e representante da Interpol na Organização dos Estados Americanos (OEA), apresentou o tema Governo e Compliance: o Caso Interpol x ONU.

Roberta Codignoto, conselheira da Comissão de Ética da Presidência da República e presidente do Conselho de Ética da Rede Governança Brasil, falou sobre o Programa de Integridade e sua Evolução, destacando os mecanismos de aplicação efetiva de códigos de ética e conduta nas empresas.

 

Leia mais

Scroll to Top