Fecomércio-AM recebe comitiva de prefeitos de Portugal

Compartilhe:

A Fecomércio Amazonas recebeu, em 21 de março, uma comitiva formada por prefeitos de municípios portugueses e demais representantes da comunidade portuguesa, para estreitar laços comerciais e anunciar o novo escritório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que será inaugurado em Lisboa, em abril.

O encontro aconteceu a pedido do cônsul honorário de Portugal em Manaus, Antonio Humberto de Matos Figueiredo. “Sempre que temos uma agenda consular, temos a preocupação de incluir nela os assuntos comerciais. Estamos com representantes de uma região muito bonita em Portugal, que é a Região do Douro, com uma atividade comercial fundamental, que são pessoas que vivem do comércio e daquilo que produzem. Então, esse diálogo é importante para apresentarmos nossos produtos e vermos como podemos aumentar nossa cadeia produtiva. Temos interesse em manter relações entre essas duas regiões, Amazonas e Douro”, explicou o cônsul.

Entre os prefeitos de Portugal, estavam presentes na reunião: Carlos Carvalho, presidente do Município de Tabuaço; Carlos Silva, presidente do Município de Sernancelhe e da Comunidade Intermunicipal do Douro; Francisco Lopes, presidente do Município de Lamego; e Paulo Figueiredo, presidente do Município de Moimenta da Beira.

O presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, destacou que a relação entre o Amazonas e Portugal é muito próxima e histórica. “Nós temos abundância de água, de floresta, uma rica bioeconomia, precisamos transformar isso em projetos de desenvolvimento. Estreitar relações para que possamos ampliar esses espaços e concretizar negócios de forma efetiva é um dos objetivos desse encontro”, afirmou Frota.

O turismo também esteve na pauta da reunião. O presidente da Fecomércio-AM ressaltou a atual tratativa do Governo do Estado, por meio da AmazonasTur, com a empresa TAP Air Portugal para a retomada da rota Manaus–Lisboa. “Os brasileiros querem conhecer Portugal, e, certamente, todos os portugueses que já ouviram falar do Brasil ouviram falar da Amazônia, dos encantos e das potencialidades que existem aqui e querem vir pro Amazonas”, destacou Aderson Frota.

Leia mais

Rolar para cima