Conecta22: Federações e sindicatos discutem temas estratégicos em hubs temáticos

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A manhã do segundo dia do Conecta22 foi dedicada ao aprendizado, à troca de experiências e networking. Foram realizados, simultaneamente, na área de eventos corporativos do Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, quatro hubs temáticos, onde foram debatidos temas ligados a economia e inovação, comunicação, relações políticas e institucionais, além de apoio jurídico e sindical.

A intenção foi conectar as Federações e os sindicatos integrantes do Sistema Comércio aos serviços de excelência, oferecidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), voltados tanto para o aprimoramento profissional quanto para a defesa dos interesses da classe empresarial diante dos poderes públicos.

Economia e inovação

No hub da Diretoria de Economia e Inovação (Dein), foi feito o pré-lançamento do portal de pesquisas da CNC (https://pesquisascnc.com.br/). Mais intuitivo, o novo portal vai centralizar informações econômicas, além de gráficos e pesquisas.

A economista da Dein Izis Ferreira destacou que o portal está sendo estruturado com o apoio das Federações e dos sindicatos, que vão apontar as suas principais necessidades.

Afinal, o portal de pesquisas da CNC será mais um instrumento de apoio às entidades associadas ao Sistema Comércio. “Estamos focados na missão de solucionar as dores dos nossos parceiros e fazer com que o plantel de informações produzidas pela Dein ajude as Federações e os sindicatos em suas tomadas de decisão”, disse Izis.

Comunicação estratégica

No hub da Gerência Executiva de Comunicação (Gecom), a pauta foi o aprimoramento da gestão das redes sociais das entidades do Sistema Comércio. Especialistas na área falaram sobre as novidades dos principais aplicativos, sobretudo na produção e gestão de conteúdo.

A equipe da FSB Comunicação, empresa parceira da CNC, deu informações valiosas sobre planejamento estratégico de comunicação, realizado pelo projeto Conecta em Ação, do qual participaram, na primeira fase, 21 Federações do Sistema Comércio. O hub contou ainda com palestrantes das redes sociais Twitter, TikTok e LinkedIn, que trouxeram atualizações sobre o funcionamento e a dinâmica das plataformas digitais.

O chefe do Gabinete da Presidência da CNC e gerente de Comunicação da entidade, Elienai Câmara, ressaltou a importância de levar conhecimento aos assessores de comunicação. “Este hub foi, na verdade, uma conversa olho no olho com os assessores das entidades, em que pudemos ouvir e entender suas necessidades, para que possamos ajudá-los a implementar soluções”, afirmou.

Relações institucionais

No hub da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) e da Gerência de Gestão de Representações (GGR), os especialistas da CNC mostraram a atuação da Confederação nos Poderes Legislativo e Judiciário, bem como nos conselhos, autarquias e demais órgãos consultivos do governo.

A diretora da DRI, Nara de Deus Vieira, reforçou o trabalho integrado com as Federações e os sindicatos, a fim de alinhar estratégias e o posicionamento do Sistema Comércio diante das pautas econômicas que estão em discussão no Congresso Nacional e no Poder Executivo. “Nós queremos ampliar a nossa conexão com as Federações, sindicatos e demais parceiros, para que possamos alcançar os Estados e os municípios. Dessa forma, a atividade empresarial do comércio, serviços e turismo estará totalmente conectada, pois este é o nosso principal objetivo”, enfatizou Nara.

O hub da DRI também salientou a internacionalização do comércio de bens, serviços e turismo como ferramenta para atingir novos mercados e atrair novos investimentos. Nara de Deus Vieira debateu o tema com as Federações e os sindicatos, no sentido de contribuir para ampliar os horizontes e diversificar produtos e serviços.

Apoio sindical

No hub da Diretoria Jurídica e Sindical (DJS), os participantes trocaram experiências envolvendo a atuação jurídica das entidades associadas ao Sistema Comércio. O objetivo foi fortalecer a integração entre as entidades, em defesa da atividade empresarial.

O advogado da DJS Roberto Lopes afirmou que a troca de experiências foi essencial para que a CNC esteja sempre alinhada com as necessidades das Federações e dos sindicatos, que, por sua vez, precisam estar cada vez mais perto dos empresários. “Os sindicatos precisam repassar as prioridades dos empresários às Federações, que precisam fazer o mesmo, encaminhando as demandas à CNC, criando-se, assim, um círculo virtuoso que faz com que o trabalho seja mais aperfeiçoado. A roda tem sempre que estar girando”, destacou ele.

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