Conecta 2023: Aplicação dos conceitos ESG potencializa ganhos das empresas

Compartilhe:

Até que ponto as empresas do comércio de bens, serviços e turismo conhecem e estão praticando ações sustentáveis ligadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês)? De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), muitas delas praticam ações sustentáveis, mas, muitas vezes, nem se dão conta e não contabilizam o que fazem como uma ação ou prática sustentável. O tema foi apresentado no Conecta 2023, evento que a Confederação está promovendo, em Brasília, com as 34 Federações que integram o Sistema Comércio e participações do Sesc e do Senac. A economista Izis Ferreira e a analista Fernanda Ramos, ambas da CNC, apresentaram a palestra intitulada Sustentabilidade: Conhecer, Praticar e Transformar, no hub temático Atuação Gerencial, do evento.

As profissionais da Confederação mostraram um cenário de oportunidades para o Sistema Comércio, que poderá ajudar as empresas a entenderem melhor os conceitos ESG e sua aplicação na estratégia de negócios. “O ESG é a sustentabilidade pelo olhar do mercado financeiro”, afirmou Fernanda Ramos. A preocupação com, por exemplo, os aspectos ambientais de sua atuação pode reverter em ganhos para as empresas. “Vamos pegar o varejo de rua, que sofre com as enchentes. Essas empresas precisam identificar esses riscos de meio ambiente para mitigá-los”, explicou Fernanda.

De forma geral, os números da pesquisa mostram que as empresas do comércio de bens, serviços e turismo estão sintonizadas com o tema sustentabilidade. Principalmente as do turismo. Mas ainda há grandes oportunidades de crescimento, especialmente entre as empresas menores.  “O varejo de moda já virou a chave há algum tempo para a questão da sustentabilidade”, avaliou a analista da CNC, coordenadora técnica na entidade do Programa Ecos de Sustentabilidade. “Eles já estão fazendo um trabalho importante de rastreamento dos fornecedores.”

Izis Ferreira destacou alguns pontos da pesquisa, intitulada Retratos da Sustentabilidade no Sistema Comércio. “As empresas do comércio e do turismo já estão contratando fornecedores com boas práticas”, disse a economista. “Mas um percentual expressivo ainda não consegue visualizar uma oportunidade de ganhos reais.”

É aí, segundo Fernanda e Izis, que aparecem as oportunidades para as Federações, sindicatos do Sistema Comércio, Sesc e Senac. Ampliar o conhecimento e a utilização do Sesc por parte das empresas terá um reflexo positivo no ganho social das empresas, pois beneficiará os trabalhadores. Já o Senac tem um papel importante na formação de profissionais capacitados a ajudar as empresas na aplicação dos princípios ESG.

Outro ponto é ajudar as empresas a seguir padrões e obter certificações reconhecidas que atraiam um tipo de cliente cada vez mais ligado nos compromissos de sustentabilidade das empresas, tornando isso um diferencial competitivo. “Pensando em potencializar a gestão das empresas e a perspectiva de uso de normas, a CNC firmou um convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para proporcionar às entidades do Sistema Comércio 20% de desconto na aquisição das normas da Associação, 5% em normas internacionais e 15% em cursos com até 16 horas de duração”, informou Fernanda Ramos. Para acessar o catálogo de cursos e normas técnicas oferecido pela ABNT, basta acessar o banner promocional no Portal do Comércio. O desconto concedido ao Sistema Comércio é validado na etapa final de compra do curso ou norma desejados.

Saiba mais em: Na abertura do Conecta 2023, presidente da CNC destaca protagonismo do Sistema Comércio

 

Leia mais

Scroll to Top