CNC participa da instalação da Frente Parlamentar dos Brics

Compartilhe:

Sérgio Henrique da GGR, embaixador da Índia, Suresh K. Reddy e Elielson de Almeida da DRI
Sérgio Henrique da GGR, embaixador da Índia, Suresh K. Reddy e Elielson de Almeida da DRI

O Congresso Nacional instalou, no último mês, o Grupo Parlamentar dos Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O senador Irajá Silvestre (PSD-TO), que sugeriu a criação do grupo, é quem preside o colegiado. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou da cerimônia para conhecer o grupo que pretende atuar como um facilitador, a fim de ampliar relações comerciais entre os países, atraindo emprego e renda para os brasileiros.

“A China é o principal parceiro comercial do Brasil. E os Brics correspondem a cerca de 23% do PIB global. Estarmos próximos dos legisladores, que têm a intenção de facilitar a interlocução para que as relações comerciais sejam expandidas, é sempre muito importante”, disse o gerente de Gestão das Representações (GGR), Sérgio Henrique, que representou a CNC no evento, junto do especialista executivo da Diretoria de Relações Institucionais da entidade Elielson Almeida.

Senador Irajá e Elielson de Almeida
Senador Irajá e Elielson de Almeida

O senador Irajá destacou o trabalho de interlocução entre os players do mercado e os governos que o grupo pretende fazer. “São países emergentes e grandes potências na produção de energia limpa, alimentos e outros produtos importantes no mundo inteiro”, afirmou, na solenidade.

Irajá defendeu que o bloco representa a união de povos, culturas e economias em prol do desenvolvimento econômico e da agenda ambiental dos países-membros. O apoio a energias renováveis e limpas será, de acordo com o tocantinense, um forte compromisso do grupo.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o advogado-geral da União Jorge Messias; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana; o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), senadores, deputados e embaixadores, além de outras autoridades, também acompanharam a cerimônia que ocorreu no Salão Nobre do Senado.

 

 

Leia mais

Rolar para cima