Cetur apresenta Vai Turismo 2.0, que vai monitorar ações nos Estados com apoio das Federações

Compartilhe:

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou uma reunião online, em 30 de março, com os representantes dos conselhos e câmaras de turismo das Fecomércios para apresentar as bases metodológicas da segunda parte do programa Vai Turismo e as ações para 2023.

Em 2022, o Vai Turismo conseguiu entregar as propostas de políticas públicas do turismo para todas as unidades federativas, como resultado, 100% dos planos de governo dos candidatos eleitos contemplam propostas para o turismo, o que é inédito no País.

Em 2023, o movimento que está sendo denominado Vai Turismo 2.0 vai monitorar a implementação das políticas públicas, projetos e ações para o setor nas Unidades Federativas (UFs) e no Brasil, além de medir o impacto que essa política ou ação está gerando para o desenvolvimento socioeconômico.

Segundo o diretor da Confederação, que coordena o Cetur, Alexandre Sampaio, as federações serão partes chave no apoio ao monitoramento nos estados e deverão reativar os grupos de trabalho, criados em 2022, para que eles possam também contribuir e conhecer a plataforma de monitoramento que está sendo desenvolvida.

“Vamos monitorar os avanços na implementação de políticas públicas focadas das propostas que foram feitas no Vai Turismo mas, não se limitando a elas. Nessa fase de acompanhamento, que se inicia em 2023, vamos também procurar identificar quais projetos estão sendo implementados e qual o impacto desses projetos para o desenvolvimento do setor”, explica Sampaio.

Com os desdobramentos do Vai Turismo 2.0, a CNC acredita que vai apoiar a análise do impacto do turismo nos estados e no País, o que pode fortalecer o segmento, auxiliar na convergência de iniciativas entre Estados e políticas nacionais e gerar indicadores que servirão de subsídio para próximos ciclos de propostas, nas próximas eleições.

Leia mais

Rolar para cima