Certificado internacionalmente, Hotel Barreira Roxa projeta RN como destino turístico sustentável

Compartilhe:

Servir com excelência para que o turista viva a melhor experiência no RN. É com essa missão que a Fecomércio-RN, por meio do Senac, investe continuamente em projetos focados na promoção do setor de turismo e hospitalidade, com um olhar especial para a promoção da sustentabilidade. Entre os frutos já colhidos, a certificação do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa como único na América Latina a obter o ISO 21401:2020, em 2021, favoreceu a competitividade turística do RN, projetando-o internacionalmente como um destino seguro e responsável.

 

Concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o reconhecimento é resultado de um processo de auditoria que analisou critérios como inclusão social, valorização regional, segurança sanitária e responsabilidade socioambiental.

Na avaliação, a comprovação do cuidado do hotel para a preservação do meio ambiente foi realizada pela implantação de medidas como o reaproveitamento da água da chuva para irrigação; a coleta seletiva; o sistema de economia de energia nos quartos e corredores; a iluminação com lâmpadas LED; a campanha para troca consciente de toalhas e enxovais de acordo com o indicado pelo hóspede para redução do consumo de água; a implantação da usina de geração de energia fotovoltaica na cobertura do hotel; a implantação do sistema de aquecimento de água a gás natural; a implementação do Programa BPRS (Boas Práticas de Resíduos Sólidos) e a implantação do sistema de ar-condicionado com a tecnologia VRF (Variable Refrigerant Volume), que proporciona redução do consumo de energia e uma melhor relação com o meio ambiente por não prejudicar a camada de ozônio.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, enfatiza o compromisso da entidade em oferecer serviços de excelência e que prezam pela promoção do turismo e desenvolvimento econômico do Estado. “Os certificados internacionais de sustentabilidade concedidos ao Hotel Barreira Roxa estão muito alinhados com o trabalho que o Sistema Fecomércio-RN executa e oferece à sociedade. Prezamos por entregar serviços de excelência em todas as nossas ações, e esse reconhecimento ratifica nosso compromisso em colaborar para o desenvolvimento do turismo no RN. Nosso trabalho receber um certificado desse porte, único na América Latina, projeta o RN como um destino turístico competitivo e sintonizado com as principais pautas mundiais, como a sustentabilidade”, ressalta Queiroz.

A consolidação do Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentável é um dos pilares que nortearam a execução do Projeto Verena – parceria internacional, efetuada de 2016 a 2022, entre o Sistema Fecomércio-RN, por meio do Senac, e o Governo da Renânia-Palatinado, com execução pela Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha – que tem como objetivo promover o crescimento econômico do setor de turismo e hospitalidade no Rio Grande do Norte.

Além do ISO da ABNT, a parceria alemã viabilizou a auditoria do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa pela fundação holandesa Green Destination que resultou na concessão de dois importantes certificados de excelência nas áreas de sustentabilidade e combate à transmissão de doenças virais. Após a análise, o hotel-escola adquiriu o Good Travel Seal, selo que reconhece o compromisso de empresas turísticas nos campos de gestão ecológica, responsabilidade social e saúde e segurança, e o Virus-Aware Seal, concedido aos estabelecimentos turísticos reconhecidos por implantarem medidas de recuperação rápida e inteligente no cenário pós-covid.

Além do hotel-escola, o Senac atua no RN oferecendo cursos de qualificação profissional em oito unidades fixas, sendo cinco em Natal, uma em Mossoró, Caicó e Assú. Destas, sete unidades funcionam com placas fotovoltaicas que utilizam a energia solar para abastecer a demanda por eletricidade dos locais, além de atender a unidade de Caicó com o excedente da geração.

Foram instaladas no ano passado quase duas mil placas fotovoltaicas com uma estimativa de produção de 120.300 kwh/mês. Todas as unidades já estão gerando energia limpa. A previsão é que sejam economizados mais de 70% nas despesas da energia ainda em 2022, quando as placas estarão a todo o vapor. “O projeto que adotamos nas unidades do Senac no Rio Grande do Norte é mais uma das nossas ações de sustentabilidade, um dos eixos que têm pautado a atuação da organização. A nossa ideia é economizar recursos, adotando alternativas que não impactem o meio ambiente”, afirma  Queiroz.

 

 

Leia mais

Scroll to Top