Café com o embaixador do Marrocos reúne empreendedores do Distrito Federal

Compartilhe:

A primeira edição de 2023 do projeto Café com o Embaixador reuniu o representante do Marrocos, Nabil Adghoghi, instituições e empresas de fomento à cultura de internacionalização de negócios do Brasil, no auditório da Fecomércio-DF, na quinta-feira, 26 de janeiro.

Idealizado pelo Instituto Jovem Exportador (IJEx), com apoio da Fecomércio-DF, o Café com o Embaixador recebeu jovens empresários brasilienses que despontam no mercado nacional e internacional para apresentar seus cases de sucesso.

Clique aqui e confira imagens

Participaram do evento integrantes da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), dos Correios, da Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal e da Câmara de Comércio Brasil-Oriente.

Potenciais

Adghoghi enalteceu o potencial dos empreendedores brasilienses para o comércio internacional, pois estes apresentaram seus produtos de alta qualidade, como cafés especiais, chocolate, alho doce e utensílios de madeira reflorestada. Ele destacou que há um grande esforço de Brasil e Marrocos para seguir fortalecendo as relações comerciais.

As transações comerciais triplicaram nos últimos seis anos e atingiram U$ 3 bilhões em 2022. Nesse período, Brasil e Marrocos trabalharam para melhorar o marco jurídico e assinaram acordos de cooperação nas áreas de facilitação de investimento, certificação sanitária e outro pelo fim da bitributação dos serviços aéreos e marítimos.

“Em maio, nós assinaremos mais um importante acordo que facilitará o comércio de produtos agrícolas”, disse Adghoghi. Ele aproveitou o encontro para convidar o empresariado brasileiro a participar da maior feira agrícola do Marrocos, organizada com apoio dos governos e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O evento acontecerá de 2 a 7 de maio, na cidade de Meknes.

Relações internacionais

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, disse que a parceria com o IJEx é estratégica para o Distrito Federal e região. E ressaltou a criação do Departamento de Relações Internacionais da Federação, que se encontra em processo de estruturação. Os trabalhos nessa área terão apoio da CNC.

“Aqui estão mais de 200 representantes oficiais de países que possuem relação com o Brasil. Temos de aproveitar essa grande oportunidade de fazer com que os produtos brasilienses ganhem o mundo”, frisou Aparecido.

O presidente do IJEx, Ronan Pires, destacou que o instituto é um facilitador do processo e de experiências internacionais. “Trabalhamos para sensibilizar os jovens empresários, mostrando que exportação não é uma coisa tão complicada. A concorrência costuma dizer isso para quem está começando, mas nós estamos aqui atuando no processo de informação e instrução”, ressaltou.

Leia mais

Rolar para cima