Dia Laranja: Fecomércio-AL e OAB-AL abordam o combate à violência contra mulheres e meninas

Compartilhe:

No próximo domingo, dia 25, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas promoverá o Dia Laranja, na orla de Maceió. A ação, realizada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas (OAB AL), por meio da Comissão Especial da Mulher (CEM), busca conscientizar a população sobre a necessidade de somar forças no combate à violência contra mulheres e meninas e acontecerá das 8h às 12h, no estacionamento em frente ao restaurante Kanoa.

Na programação, serviços gratuitos de aferição de pressão, teste de glicemia, massagem e design de sobrancelha, além de orientações jurídicas a mulheres. Ainda na ação, um grupo teatral complementará a abordagem do tema.

A violência contra mulheres foi responsável pela morte de 29 alagoanas, em 2025, segundo dados recentemente divulgados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (Neac/SSP). O número representa um aumento de 31,8% quando comparado aos 22 casos de 2024, demonstrando o quanto é preciso avançar no combate à violência contra as mulheres no ambiente doméstica, familiar ou por razões da condição de gênero.

Parceria

Conscientizar sobre o tema e levar esse debate ao ambiente profissional para que as trabalhadoras possam compreender as diferentes formas de violência, bem como integrar as empresas do comércio como multiplicadoras e promotoras de ambientes corporativos mais seguros, igualitários e respeitosos para as mulheres são objetivos da parceria entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e a OAB AL.

“Nosso projeto é inspirado no Dia Laranja, que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar o dia 25 de cada mês como data de mobilização contra a violência de gênero. Desde setembro, realizamos rodas de conversa e orientações nas empresas participantes, buscando inserir o setor empresarial como agente de transformação social nessa luta tão importante”, explica a superintendente da Federação, Francielly Rodrigues.

A presidente da CEM, Edâmara Araújo, reforça a importância. “O Dia Laranja representa mais do que uma simples data; é um compromisso coletivo com a vida, a informação e a proteção das mulheres”, diz.

SERVIÇO | Dia Laranja

Data: 25 de janeiro de 2026

Hora: das 8h às 12h

Local: Orla de Maceió (em frente ao Kanoa)

Leia mais

Rolar para cima