Bem vindo ao portal do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro

CNC lidera Top 5 do ranking do Banco Central para projeção da taxa Selic

Compartilhe essa publicação:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) ocupa a 1ª posição do Top 5 do Ranking Focus do Banco Central (BC) para a projeção da taxa básica de juros, a Selic. Com essa posição, a CNC entra no grupo seleto das melhores casas especializadas em análise econômica do País.  

O ranking, divulgado pelo Boletim Focus nesta sexta-feira (12), reflete as projeções dos especialistas de mercado e reúne os principais indicadores macroeconômicos do País, como atividade econômica, inflação, juros e câmbio. *A CNC acertou na redução de 0,5 p.p da Selic, com a taxa caindo de 12,25% para 11,75%.*

Com o objetivo de trazer segurança para as empresas e investidores, o boletim atribui nota às projeções de cada instituição e elabora um ranking de periodicidade trimestral para mostrar ao mercado quem são os especialistas que tiveram as melhores projeções. O intuito do ranking é diminuir a assimetria de informação para os leitores, identificando quem são as casas especializadas mais eficientes. 

O ranking é considerado o principal instrumento para a tomada de decisão nos negócios, ao trazer a ancoragem das expectativas dos especialistas de mercado.

Além da análise da taxa básica de juros, a CNC foi reconhecida na modelagem de câmbio e inflação 12 meses (IPCA 12 meses). 

“Pela primeira vez na história nossas projeções nesses dois indicadores foram ranqueadas, e já integramos o grupo das casas mais assertivas”, afirma o presidente da Confederação, José Roberto Tadros. “A liderança na previsão da Selic evidencia o avanço técnico em projeções e análise de cenários da CNC.”

Sobre o Top 5

O Banco Central elabora o ranking Top 5 que classifica as instituições participantes pelo grau de acerto em projeções de curto, médio e longo prazo. Mensalmente, são divulgados rankings de curto prazo, enquanto trimestralmente são publicados rankings de médio prazo e, ao final de cada ano, o Bacen anuncia os rankings de longo prazo com as melhores projeções para o horizonte temporal de um ano.

Scroll to Top