Comissão debate importância da ciência para o Brasil

Compartilhe:

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta segunda-feira (8) sobre a “percepção da sociedade acerca da importância da ciência para o País”.

O debate será às 14h30, no plenário 13, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo portal e-Democracia.

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), autor do pedido de audiência, lembra que, no Brasil, grande parte da população ainda desconhece a importância da ciência para o presente e o futuro.

“É por meio da ciência que resolvemos inúmeros desafios na saúde, na alimentação, nos negócios e em vários outros campos. Importante reconhecer que os países que mais se desenvolveram nos últimos 40 anos realizaram expressivos investimentos em ciência, pesquisa e inovação, confirmando que este é um dos fatores determinantes para o crescimento e geração de riqueza, de empregos, de competitividade e melhorias nas condições de vida de suas populações e do meio ambiente”, observou o deputado.

Desconhecimento
O deputado citou pesquisa realizada em 2019 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para conhecer o grau de informação da população sobre a importância da ciência e da tecnologia no País. De acordo com os resultados do estudo, 73% da população acredita que a ciência e a tecnologia trazem benefícios para a sociedade, entretanto, segundo esses dados, o desconhecimento ainda é grande, pois 90% dos entrevistados não souberam apontar o nome de algum cientista, e 88% não se lembravam de nenhuma instituição que atua no campo da ciência.

Debatedores

Confirmaram presença na audiência pública:

– o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da 3M do Brasil, Paulo Gandolfi;

– a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé da Silva;

– o secretário-executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), Celso Pansera.

Veja a lista completa de convidados

Crédito da imagem _ Internet

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia mais

Rolar para cima