Audiência discute atuação do Ecad na cobrança de direitos autorais

Compartilhe:

O oligopólio na comercialização dos direitos autorais é tema da audiência que a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (28).

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que pediu a realização do debate, lembra que, em 2012, o Senado encaminhou ao ado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um parecer sugerindo a condenação das associadas ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

O Ecad é um órgão privado que arrecada direitos autorais de todas as músicas tocadas “em execução pública” no Brasil. Ou seja, além de rádio, TV e shows, bares, academias, consultórios médicos e até festas de casamento precisam pagar o Ecad. O dinheiro deve ser destinado aos artistas.

A autuação do escritório foi alvo de uma CPI, que concluiu que houve infração da ordem econômica por prejuízo à livre concorrência e imposição de preços excessivos, entre outras infrações.

“O Cade autuou conforme sugerido pela CPI, porém as organizações que integram o Ecad recorreram judicialmente e conseguiram a redução das multas aplicadas em 90% e, pasmem, mesmo assim ainda não pagaram”, critica Carreras.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros:

– o coordenador do Departamento de Estudos Econômicos do Cade, Ricardo Medeiros de Castro;

– a superintendente do Ecad, Isabel Amorim;

– promotores de eventos e advogados especialistas em direitos autorais.

Participação popular

A audiência será realizada a partir das 10 horas, em local a definir.

Os interessados poderão participar enviando perguntas e sugestões aos convidados. Clique no banner abaixo e participe.

Acesse: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1412

Fonte Agência Câmara

Leia mais

Scroll to Top