Procura por viagens de ônibus cresce em 2025 e reflete aquecimento do turismo doméstico

Compartilhe:

Balanço divulgado pelo aplicativo Clickbus indica alta de quase 50% em comparação com 2024

 

O transporte rodoviário tem ganhado cada vez mais espaço no planejamento de viagem dos brasileiros. Segundo dados de um balanço realizado pela plataforma de vendas de passagens rodoviárias online ClickBus, o setor encerrou 2025 com um crescimento de 46% em relação a 2024. O dado reflete o aquecimento do turismo doméstico, bem como a migração acelerada de passageiros para os canais de compra digital.

O levantamento aponta que as capitais do sudeste são os principais motores da mobilidade nacional: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte mantêm a liderança tanto como emissores quanto como destinos mais procurados.

E foi exatamente Belo Horizonte o destino escolhido pela jornalista Cintia Lima para o carnaval deste ano. Ela fará a viagem de ônibus, junto com um amigo, para celebrar os aniversários, que caem em datas próximas.

“A viagem será uma celebração dos nossos aniversários, mas também para relembrar coisas da infância. Belo Horizonte faz parte da minha infância, e retornar à capital mineira desperta lembranças com a minha mãe e os passeios que fiz na cidade mineira. Escolhi ir de ônibus pelo custo mais acessível e, sobretudo, pela oportunidade de contemplar a paisagem”, explica Cintia.

“O ônibus é um meio que já faz parte do meu hábito de viajar, especialmente nos trajetos interestaduais mais próximos, como é o caso aqui entre Brasília e Belo Horizonte”, conclui.

Ainda de acordo com o balanço da ClickBUS, o cenário de 2025 revela uma redistribuição de força nas outras regiões: Goiânia apresentou um salto significativo, subindo para a quinta posição no ranking de destinos mais buscados, enquanto Brasília consolidou sua entrada no Top 10 nacional.

Confira abaixo o ranking das dez cidades que mais atraíram o interesse de viajantes no último ano e em 2024.

2025: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Campinas, Salvador, Brasília, Florianópolis e Fortaleza.

2024: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Campinas,
Fortaleza, Goiânia, Recife e Florianópolis.

TURISMO MAIS INCLUSIVO – As viagens de ônibus desempenham um papel fundamental na construção de um turismo mais inclusivo, pois facilita o acesso a destinos que não são atendidos pelo modal aéreo, promovendo uma integração nacional mais inclusiva e eficiente. Dessa forma, o turismo deixa de ser um privilégio de poucos e passa a ser, cada vez mais, uma experiência para mais brasileiros. A maior circulação de turistas também é positivo para o desenvolvimento econômico de cidades que recebem esses visitantes.

Fonte: gov.br/turismo/pt-br

Imagem: Internet

Leia mais

Rolar para cima