Pilar Financeiro do Brics se reúne durante Encontros Anuais do Banco Mundial e do FMI

Compartilhe:

 

O Pilar Financeiro do Brics, que congrega representações de Ministérios das Finanças e Bancos Centrais, se reuniu na manhã desta terça-feira (14/10), em Washington, DC. A Sessão de Engajamento do Brics, presidida pela secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, ocorreu paralelamente à programação dos Encontros Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, sediados na capital dos Estados Unidos.

“A Presidência brasileira dos Brics está aproveitando a oportunidade apresentada pelos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial de 2025 para reunir autoridades dos Brics, acadêmicos, organizações da sociedade civil, diretores executivos e representantes de organizações internacionais”, apontou Rosito.

Tendo como tema “Reforçando o Multilateralismo para Enfrentar os Desafios do Financiamento ao Desenvolvimento e da Governança Global”, a discussão proposta pela Presidência brasileira inovou ao reunir representantes de organizações internacionais e da sociedade civil. O objetivo foi promover o debate sobre os avanços recentes no diálogo internacional sobre financiamento ao desenvolvimento e reforma das instituições multilaterais, “fortalecer a cooperação e construir caminhos concretos para o aprimoramento da governança global”, sintetizou Rosito.

A sessão foi aberta com uma conferência de Amar Bhattacharya, pesquisador sênior da Brookings Institution, que abordou os desafios do multilateralismo no cenário atual. Em seguida, três painelistas apresentaram documentos de referência provenientes de fóruns internacionais:

  • Compromisso de Sevilha, da 4ª Conferência da ONU sobre Financiamento ao Desenvolvimento (FfD4), apresentado por Xiana Mendez Bertolo, diretora executiva da Espanha para o FMI;
  • Declaração de Diriyah, do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC) sobre a governança do FMI, apresentada por Ryadh Alkhareif, vice-presidente do Comitê Monetário e Financeiro Internacional do FMI;
  • Visão do Rio de Janeiro dos Brics para a Reforma de Cotas e Governança do FMI, apresentada por André Roncaglia, diretor executivo do Brasil para o FMI.

O debate contou ainda com intervenções de representantes dos países do Brics, FMI, G24, Unctad, Bretton Woods Project, Reinventing Bretton Woods, Policy Center for the New South, SAIIA e Suramericana Vision.

Fonte: gov.br/fazenda/pt-br

Imagem: Internet

Leia mais

Rolar para cima