Nova plataforma impulsionará investimentos internacionais verdes

Compartilhe:

Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica (BIP), lançada nesta semana pelo governo federal, será importante para execução do Nova Indústria Brasil (NIB)

 

Mecanismo criado para facilitar investimentos internacionais voltados para projetos estratégicos de desenvolvimento sustentável, a Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica (BIP) será uma ferramenta importante para execução da Nova Indústria Brasil.

“O lançamento da BIP é uma demonstração clara do compromisso do governo do presidente Lula com o desenvolvimento sustentável”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. “A plataforma facilitará a divulgação das oportunidades de negócios no país, nos setores da chamada economia verde, atraindo ainda mais investimentos produtivos para o Brasil, que se traduzem na geração de emprego e renda.”

Lançada essa semana, a plataforma é uma iniciativa do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática e do Ministério de Minas e Energia, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Bloomberg Philanthropies, a Aliança Financeira de Glasgow para o Net Zero (GFANZ) e o Fundo Verde para o Clima (GCF) também são parcerias importantes da iniciativa.

Além de auxiliar a NIB, a plataforma será relevante para a neoindustrialização e para a viabilização dos meios para implementação do Plano Setorial de Mitigação de Emissões da Indústria do Plano Nacional de Mudança do Clima – Plano Clima, coordenado pelo MDIC, ao fornecer os meios financeiros necessários para a transição para uma economia de baixo carbono. A expectativa é de que a BIP facilite investimentos internacionais em setores estratégicos, como aço, cimento, química, vidro, papel e celulose, e em projetos que tenham como prioridade o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A plataforma servirá tanto para o Plano de Transformação Ecológica (PTE), do Ministério da Fazenda, quanto para a implementação da Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial, em elaboração pelo MDIC por meio da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústrias (SEV). Nesse sentido, a BIP se junta a outras iniciativas em andamento que visam a redução das emissões de carbono na indústria, como o Acelerador para a Transição Industrial (ITA) e o Hub de Descarbonização Industrial, criando um ecossistema robusto para a transformação ecológica no setor.

“Com essas iniciativas, estamos criando um ambiente propício para a inovação e a sustentabilidade na indústria brasileira e para a promoção da descarbonização com competitividade industrial”, afirmou o secretário de Economia Verde, Rodrigo Rollemberg,

Fonte: gov.br/mdic/pt-br

Imagem: Internet

Leia mais

Rolar para cima