O fórum será um espaço técnico e estratégico, capaz de consolidar políticas públicas inovadoras e competitivas e ampliar a capacidade do país de se posicionar de forma mais eficiente no mercado global

O Conselho Nacional de Turismo (CNT) acaba de ganhar uma nova instância de debate: a Câmara Temática de Competitividade, Inovação e Pesquisa no Turismo. Publicada no Diário Oficial da União no último dia 20 de agosto, a iniciativa contribuirá para promover o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor turístico brasileiro.
A nova Câmara Temática tem como propósito estimular a inovação, fomentar estudos e pesquisas e apoiar a modernização da gestão de destinos turísticos. O fórum será responsável por assessorar o Conselho Nacional de Turismo em pautas estratégicas, consolidando-se como um espaço fundamental para fortalecer a formulação de políticas públicas voltadas ao setor.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a criação da Câmara representa um marco para o setor: “Estamos ampliando os instrumentos de governança e planejamento do turismo brasileiro. Essa Câmara será essencial para que possamos alinhar políticas públicas às demandas atuais do setor, com base em dados, estudos e inovação, fortalecendo o papel do Brasil no cenário turístico internacional”.
Entre as atribuições estão propor ao CNT uma agenda normativa prioritária anual para orientar políticas públicas; elaborar o cronograma de implementação da Conta Satélite de Turismo, ferramenta essencial para mensurar o impacto econômico do setor; desenvolver propostas de estudos e modelos baseados na metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes; além de emitir análises, pareceres e recomendações que subsidiem decisões estratégicas para o fortalecimento do turismo nacional.
A Câmara será composta por representantes do Ministério do Turismo, da Embratur, de entidades do trade turístico, instituições de ensino e pesquisa, além de representantes de setores estratégicos ligados ao desenvolvimento do turismo.
Com essa medida, o Conselho Nacional de Turismo reforça sua atuação como espaço técnico e estratégico, capaz de consolidar políticas públicas inovadoras e competitivas e ampliar a capacidade do país de se posicionar de forma mais eficiente no mercado global.
Fonte: gov.br/turismo/pt-br
Imagem: Internet