Fazenda participa de encontro ministerial do Mercosul

Compartilhe:

Reunião, ocorrida no Paraguai, abordou perspectivas da região para a transição climática

 

O Ministério da Fazenda participou, no último domingo (7/7), de uma reunião de Ministérios de Finanças e Bancos Centrais dos países membros do Mercosul. A reunião, ocorrida em Assunção, capital do Paraguai, no contexto da Cúpula do Mercosul, debateu as perspectivas do bloco para a questão da transição climática.

Mais especificamente, os ministros e presidentes dos Bancos Centrais dos países se debruçaram sobre o impacto das mudanças climáticas sobre as projeções de crescimento econômico dos integrantes do Mercosul, objeto de estudo ao longo do semestre pelo Grupo de Monitoramento Macroeconômico (GMM). O Brasil foi representado pela secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito.

“As mudanças climáticas são uma realidade concreta que bate às nossas portas. Todos somos testemunha dos impactos em nossos países. É essencial que o Mercosul se debruce sobre o tema do clima e seus efeitos macroeconômicos e é premente que nós, como autoridades econômicas, estejamos à frente deste debate”, disse Rosito.

A secretária apresentou aos representantes dos países do Mercosul como o Brasil tem tratado a questão do combate às mudanças climáticas nos espaços e fóruns de discussão econômica, incluindo o G20, presidido pelo país. Ressaltou, ainda, o arcabouço nacional sob o guarda-chuva do Comitê Interministerial sobre Mudança Clima (CIM), o novo Plano Clima e o Plano de Transformação Ecológica.

“O Brasil vem tratando desta temática em diferentes foros. A questão climática é parte da agenda da Presidência Brasileira no G20 neste ano, onde estamos analisando questões relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas sobre a economia global, as políticas de transição climática, e em especial questões relacionadas ao financiamento de políticas de transição e aos efeitos distributivos das mudanças climáticas e das políticas de transição”, explicou.

O Mercosul foi estabelecido em 1991, através do Tratado de Assunção e tem o Brasil como um dos países fundadores do bloco.

Imagem: Internet

Fonte: gov.br/fazenda/pt-br

Leia mais

Scroll to Top