Dois novos voos entre os países já começam a partir de outubro; decisão aconteceu durante reunião da secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, na Cidade do Cabo

Como desdobramento da estratégia do Governo do Brasil de fortalecer as relações com a África do Sul, o Ministério do Turismo realiza, nesta semana, uma missão estratégica para ampliar a conectividade aérea e a cooperação entre os dois países no turismo.
Em reunião na embaixada brasileira na Cidade do Cabo, Paul Van Den Brink, representante do aeroporto sul-africano para o desenvolvimento de rotas aéreas, confirmou para a secretária-executiva da Pasta, Ana Carla Lopes, que já no início de outubro, a South África duplicará a frequência do voo da Cidade do Cabo para São Paulo, lançado há dois anos. Além de sábados e terças, haverá voos também às quartas e aos domingos.
Ainda na reunião, Brink demonstrou interesse de disponibilizar, já para o próximo, mais aeronave ligando os dois destinos. A secretária Ana Carla Lopes garantiu apoio do MTur para mais essa oferta.
“Os números mostram uma demanda bilateral forte e crescente que justifica a ampliação da conectividade. Esta missão, alinhada à visão do presidente Lula de uma política externa ativa, visa transformar esse potencial em mais voos, mais turistas e, consequentemente, mais desenvolvimento e emprego para ambos os países”, destacou Ana Carla Lopes.
“Estamos muito animados continuar trabalhando com o Ministério do Turismo brasileiro. Os voos entre nossos países estão indo muito bem, então, planejamos ampliar ainda mais frequências e rotas”, afirmou Paul Van Den Brink.
Atualmente, a ligação aérea entre Brasil e África do Sul conta com oito voos semanais, ofertando mais de dois mil assentos. A facilidade da isenção de visto para turistas por até 90 dias entre os dois países é um fator que incentiva ainda mais o fluxo de viajantes.
A África do Sul é o principal emissor de turistas do continente africano para o Brasil, que hoje se consolida como a porta de entrada de visitantes para a América do Sul. O número de sul-africanos que visitaram destinos brasileiros saltou de 5.403 em 2022 para 15.280 em 2024, e apenas no primeiro semestre de 2025 já somam 10.488 visitantes.
Já o Brasil é o principal mercado emissor de turistas da América Latina para a África do Sul, com 49.855 turistas brasileiros visitando o país em 2024, alta de 94% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a South África Turism.
AGENDAS INSTITUCIONAIS – Ainda na África do Sul, a secretária-executiva terá uma reunião bilateral com a anfitriã do G20 Turismo, a Ministra Patricia de Lille, para alinhar estratégias de promoção conjunta e intercâmbio de boas práticas, como em ecoturismo e turismo de base comunitária.
O Brasil também participará, na Cidade do Cabo, de um Fórum de Investimentos, reunindo potenciais investidores do setor.
Já em Mapulanga, Ana Carla Lopes representará o ministro Celso Sabino na reunião do G20 Turismo, onde incentivará a participação dos países na COP30, que acontecerá em novembro, na cidade de Belém (PA).
A articulação Brasil e África do Sul ainda ocorre no mesmo ano em que o presidente Lula, se reuniu com o presidente sul-africano, consolidando a aproximação diplomática entre as duas maiores economias do hemisfério sul.
A expectativa é que a parceria, somada às demais ações da missão, resulte em um aumento significativo no intercâmbio de turistas e no fortalecimento das relações comerciais e culturais entre o Brasil e a África do Sul.
Fonte: gov.br/turismo/pt-br
Imagem: Internet