Documento estabelece diretrizes para a gestão sustentável, inovadora e integrada de destinos turísticos

Em setembro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR 17259:2025 sobre sistema de gestão para destinos turísticos inteligentes. A elaboração do documento foi uma iniciativa do Ministério do Turismo, desenvolvida com a participação de mais de cem especialistas no âmbito da Comissão de Estudos de Turismo Sustentável do Comitê Técnico de Turismo.
A nova norma define diretrizes e recomendações para orientar destinos turísticos que desejem se transformar em destinos turísticos inteligentes (DTIs). O texto propõe uma abordagem de gestão integrada, baseada em planejamento e ações voltadas ao fortalecimento de governança, inovação, tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade, criatividade, mobilidade, marketing e segurança, visando promover a eficiência na gestão e a conexão entre setores público, privado e comunidade local.
Com a publicação da norma, o Brasil passa a contar com um instrumento normativo de referência para o desenvolvimento sustentável e inteligente do turismo. O documento busca aprimorar a qualidade de vida dos residentes, a experiência dos visitantes e a competitividade dos destinos, servindo como um guia estratégico para transformar o turismo em vetor de inovação.
Fonte: gov.br/turismo/pt-br
Imagem: internet