O Banco Central divulgou, nesta segunda-feira (23), um balanço dos indicadores do Pix referentes a julho. Foram analisadas a Disponibilidade do Diretório de Contas Transnacionais (DICT), a Disponibilidade do Sistema de Pagamentos Instantâneos (STI) que tratam, respectivamente, da qualidade do serviço prestado por instituições financeiras e de pagamento e da infraestrutura tecnológica do Banco Central em relação às transações.
Para o primeiro critério, a meta estabelecida é de 99,90% e o resultado do mês passado foi equivalente a 99,92%. Quanto ao STI, a ideia é manter uma porcentagem de 99,90% para transações bem-sucedidas, porém o resultado de julho é equivalente a 99,98%, ultrapassando a meta esperada.
“A partir de hoje, os resultados dos três índices serão divulgados mensalmente para que a população acompanhe a qualidade dos serviços prestados pelas instituições financeiras e de pagamentos, bem como o nível de disponibilidade das plataformas providas pelo BC”, diz nota do Banco Central.
Além disso, o BC avaliou a composição do chamado Índice de Qualidade de Serviços (IQS), formado pelo índice de reclamações (IR), de disponibilidade (ID) e de timeouts (IT). Nesse quesito, a grande maioria das instituições financeiras ficou com a nota máxima no resultado mensal. Nos dois indicadores que evidenciam o grau de disponibilidade das plataformas, o resultado foi superior à meta estabelecida. Entenda como é a avaliação de qualidade do sistema:
O IR leva em conta reclamações de cidadãos, reclamações resolvidas e avaliação do cliente sobre atendimento prestado; o ID mede o grau de disponibilidade de infraestrutura necessária para a apresentação do PIX para os usuários finais; e o IT considera a quantidade de transações que foram rejeitadas por exceder o tempo máximo estabelecido pelo Banco Central. O estudo detalhado pode ser acessado por este link.