Especialistas mostraram como a inteligência artificial e a análise de dados estão redefinindo a cultura das empresas e a forma como tomam decisões, inovam e conquistam vantagem competitiva em um mercado cada vez mais orientado por informação.
A aplicação estratégica da inteligência artificial (IA) e o uso inteligente de dados estiveram no centro das discussões do painel Inteligência Artificial e Dados como Vantagem Competitiva, realizado, nesta terça-feira (28), durante o Tech Day 2025, evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Mediado por Lilian Dutra, do Núcleo de Inovação da CNC, o painel reuniu Mayra Villas Boas, head de IA da Stone, e Marcelo Pereira, diretor comercial da Dell, em uma conversa sobre o papel da IA na geração de insights de mercado, na otimização de processos e no fortalecimento da competitividade empresarial.
Os participantes destacaram como soluções baseadas em dados vêm transformando o modo como empresas de diferentes portes tomam decisões e inovam em seus modelos de negócio. “Tudo começa nos dados. O armazenamento, o processamento, a rotulação, a maneira como estamos organizando isso, quanto melhor esse processo, mais fácil será a implementação, o treinamento e o output dessas ferramentas de IA”, afirmou Marcelo Pereira.
Mayra Villas Boas ressaltou que “não basta saber que IA é importante, é necessário saber como ela pode ser aplicada aos nossos negócios”. Como referência, ela apresentou o Plano de Transformação da Stone, iniciado em 2023, que tem a IA como parte da cultura da empresa — ou, como ela definiu, “IA como um jeito de ser”. O framework de atuação adotado pela empresa estrutura a produtividade, a inovação e os novos negócios com princípios voltados à descentralização, ao foco em retorno sobre investimento (ROI) e à execução rápida com aprendizado contínuo.
Ao longo da conversa, os especialistas concordaram que a maturidade dos negócios deve orientar a adoção de soluções tecnológicas. “Sem os dados estruturados da jornada do cliente — o que ele comprou, do que gostou —, não é possível personalizar a experiência ou estabelecer um diálogo real com ele”, completou Mayra, destacando o conceito de AI Literacy & Enablement, ou seja, a capacitação das equipes para compreender e usar inteligência artificial de forma estratégica.
Dessa forma, o painel foi momento para reforçar que a adoção bem-sucedida da inteligência artificial exige mais do que tecnologia: requer estratégia, cultura organizacional e educação corporativa. As empresas que tratam a IA como parte de sua identidade – e não apenas como ferramenta – tendem a alcançar resultados mais sólidos, com processos mais eficientes e maior capacidade de inovação contínua.
O Tech Day 2025 tem como objetivo promover a integração entre tecnologia e setor produtivo, aproximando lideranças empresariais de tendências emergentes de automação, inteligência de dados e transformação digital. O evento ocorre ao longo do dia com outras mesas temáticas dedicadas à inovação, sustentabilidade e futuro do trabalho.