Encontro marcou o encerramento dos trabalhos de 2025, em Brasília
Nesta quinta-feira (4), o Sistema CNC-Sesc-Senac participou da reunião ordinária de encerramento de 2025 do Conselho Nacional de Turismo (CNT), em Brasília, no Ministério do Turismo (MTur). O encontro reuniu representantes do trade para um balanço dos avanços e a determinação de estratégias para 2026.
Participaram da reunião a gerente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Aline Lopes, e o representante da CNC no CNT, Paulo Tadros, além do representante do Sesc, Luís Antônio, e do Senac, Antônio Henrique. Também marcaram presença a secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, e a representante da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rosângela Alanís.
O Sistema CNC-Sesc-Senac enfatizou seu compromisso contínuo com a criação de um ambiente de negócios mais favorável ao turismo no Brasil. O posicionamento destaca a importância de pautas estruturantes defendidas pelo Cetur, especialmente por meio do projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, iniciativa que mobiliza Federações Estaduais do Comércio na construção de diagnósticos e recomendações para os destinos brasileiros.

Debate qualificado
Aline Lopes salientou o valor do debate qualificado para fortalecer a governança turística no País. “O diálogo contínuo e qualificado é a base para o avanço do turismo no Brasil. A CNC tem papel estratégico na construção de políticas públicas e, especialmente, na condução do Vai Turismo, que organiza as discussões de desenvolvimento, planejamento e governança nos destinos brasileiros, com foco no crescimento sustentável do setor em todo o País”, afirmou.
Lopes também falou sobre a relevância de debates qualificados sobre as políticas públicas voltadas ao turismo. “O debate qualificado sobre políticas públicas é fundamental para chegarmos a soluções eficientes, alinhadas às reais necessidades dos destinos, impulsionando um setor mais forte, sustentável e competitivo em todas as regiões do Brasil”, avaliou.
A reunião também serviu para alinhar agendas estratégicas e reiterar a expectativa do setor quanto ao compromisso do MTur em manter a construção conjunta e o diálogo institucional com as entidades representativas.