Setor bancário e suas inovações são tema do Conselho de Notáveis

Compartilhe:

Palestra apresentada pelo conselheiro Carlos Thadeu de Freitas Gomes analisou a entrada dos bancos no universo digital e as consequências dessa empreitada

Em encontro realizado no dia 9 de setembro, o Conselho de Notáveis da CNC se reuniu, na sede da entidade no Rio de Janeiro, para debater o tema A Evolução do Sistema Bancário. O conselheiro Carlos Thadeu de Freitas Gomes, em sua apresentação, analisou inovações importantes para o setor no País, como o Pix e as fintechs.

Thadeu falou sobre o surgimento das movimentações financeiras no mundo digital, a partir da entrada dos bancos nos aplicativos móveis. “O Pix e as fintechs talvez tenham sido as inovações mais importantes do setor nos últimos tempos”, afirmou.

Apesar de apontar mudanças importantes para aquecer o mercado, Gomes alertou para o surgimento de fintechs não autorizadas pelo Banco Central (BC). Ele explicou que a Operação Carbono Oculto, que desarticulou movimentações financeiras de facções criminosas como o PCC, está estritamente ligada às fintechs não autorizadas. ”É por meio dessas instituições que facções lavam dinheiro e mantêm suas atividades ilícitas”, alertou.

Ao final da palestra, Bernardo Cabral, coordenador do Conselho de Notáveis, dedicou o tempo restante para comentários dos participantes. O professor e economista Armando Castelar comentou que a criação das fintechs foi um esforço do BC pela democratização bancária. “Ainda assim, o País precisa se atentar aos desafios regulatórios e às práticas de lavagem de dinheiro”, disse.

Sobre o Conselho de Notáveis

O Conselho de Notáveis é o órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil. Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções a problemas e desafios do setor.

A Coordenação do Conselho de Notáveis está a cargo de Bernardo Cabral, advogado, professor, ex-ministro, deputado e senador, que foi também o relator da Constituição Federal de 1988 e presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Leia mais

Rolar para cima