Relatório apresentado à Diretoria mostra melhora dos resultados da CNC em 2021

Compartilhe:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou, em sua reunião de Diretoria de dezembro, um relatório de desempenho com os resultados alcançados em 2021. Os números divulgados pelo presidente José Roberto Tadros na reunião, realizada de forma híbrida no dia 9 de dezembro, apontam que a CNC produziu mais, com menos despesas, e alcançou resultados ainda melhores.

Entre janeiro e outubro deste ano, a CNC desenvolveu 216.994 ações em parceria com as federações e sindicatos que compõem o Sistema Comércio, contra 18.083 ações em 2020 – média mensal foi de 18.083 atividades por área. O volume de trabalho foi maior, no entanto, as despesas aumentaram apenas 4,7%.

Em 2021, vários projetos tiveram destaque, como o Vai Turismo, que obteve mais de 1.400 inscritos; o programa Diversidade é Legal, com mais de 500 inscrições; o programa Ecos, que recebeu mais de 400 inscrições; e a Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI21), que registrou mais de 560 inscrições do Brasil e do exterior. Com apoio destes projetos e das pesquisas desenvolvidas pela Divisão Econômica (DE), a CNC alcançou grande projeção na mídia nacional e internacional.

Ações realizadas em 2021

Os setores da CNC alcançaram resultados excepcionais em 2021, com alta produtividade e execução orçamentária abaixo da meta. Os investimentos da entidade em capital humano também resultaram em prêmios, como o Great Place To Work (GTPW) 2021, como melhor empresa do Terceiro Setor para trabalhar e melhor empresa do Rio de Janeiro para trabalhar; Prêmio Ser Humano 2021 e Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Digitalização

O avanço da digitalização dos processos e atividades da CNC em 2021, além da revisão e renegociação de contratos, contribuíram para a economia e otimização dos recursos. Foram automatizados os processos de aprovação de pedidos de compras, aprovação de despesas, aprovação de borderô, aprovação de reembolsos, tesouraria, almoxarifado e o programa de bolsas de estudos. O aplicativo Meu RH agilizou o acesso dos colaboradores a informações como horários de ponto, horas extras e outras.

O vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos, ressaltou que a entidade está vencendo os desafios rumo à automação de cem por cento de suas atividades. “Eliminamos 90% da papelada. Os nossos serviços estão se tornando on-line e seguimos avançando cada vez mais nesse caminho”, afirmou.

Em 2022, a gerência Financeira da CNC será digital, anunciou ele. De acordo com o vice-presidente financeiro, um software irá fornecer informações estratégicas que facilitarão a gestão e a tomada de decisões.

Sustentabilidade

O presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florencio de Queiroz, anunciou a criação do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), o primeiro instituto desse porte ligado a uma federação do comércio no país. Na oportunidade, ele apresentou como primeira iniciativa o Programa Repet, que atua no recebimento, beneficiamento e destinação correta de garrafas pet, por meio de coletores automatizados.

O Programa Repet incentiva a doação de garrafas plásticas, dando em troca produtos ou cursos oferecidos pelas instituições do sistema Fecomércio-RJ. As garrafas recolhidas são encaminhadas às instituições de reciclagem. “Este programa pode contribuir com as práticas sustentáveis nas federações, com resultados em curto e médio prazos”, ressaltou Antonio Florencio.

Feira de Livros

O presidente da Fecomercio-AM, Aderson Frota, apresentou os resultados da Feira de Livros Infantis do Sesc e do Cuca Sesc Festival, realizados em Manaus. Ele também destacou o 1º Simpósio Esportivo do Sesc, evento que reuniu atletas, profissionais da educação física e público em geral para diversas atividades e cursos, além de palestra com ex-atleta da seleção brasileira de vôlei e coaching Giovani Gávio.

A Fecomércio-AM lançou os troféus Paulo Avelino e Flávio Antony, para homenagear os atletas amazonenses que se destacaram em 2021. “Quero agradecer o apoio do presidente José Roberto Tadros aos projetos desenvolvidos no Amazonas. Estamos empenhados em realizar grandes eventos, sempre contando com o apoio e a parceria do poder público, para que sejam rigorosamente cumpridas todas as medidas de segurança sanitária”, afirmou.

Leia mais

Rolar para cima