Em uma tarde de reconhecimento e homenagens na sede do Rio de Janeiro, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi palco da entrega de duas importantes premiações nesta terça-feira, 10 de março. O presidente da Confederação, José Roberto Tadros, recebeu o troféu Dom Quixote e seu Rocinante, reconhecimento máximo concedido pela revista Justiça & Cidadania, que faz a cobertura do Poder Judiciário brasileiro. Em seguida, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, foi agraciado com a Medalha Amigo do Comércio, distinção concedida pela CNC para homenagear as pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, que defendem o Sistema Comércio.

O troféu Dom Quixote – Rocinante foi entregue a José Roberto Tadros pelo presidente do Instituto Justiça & Cidadania, Tiago Salles, que destacou o fato de o presidente da CNC ser a segunda personalidade a recebê-lo. “Em toda a história da revista só entregamos esse, que é o maior de todos os nossos prêmios, a apenas um brasileiro até hoje”, disse Salles. “Estou cumprindo uma promessa de meu pai, Orpheu Salles, que há quase 15 anos previu que José Roberto Tadros seria presidente da CNC. Ele prometeu que, quando isso ocorresse, viria entregar-lhe o troféu Dom Quixote e seu Rocinante. Infelizmente, o tempo se encurtou para ele, mas, como herdeiro de muitas de suas virtudes, incluindo sua gratidão, venho aqui cumprir a promessa”, afirmou Salles, destacando que o troféu Dom Quixote e seu Rocinante homenageia aqueles que trabalham pelo desenvolvimento do Brasil e pela afirmação dos direitos cidadãos de seu povo.
Parceria pelo Brasil
Na solenidade a seguir, foi a vez de o presidente da OAB, José Alberto Simonetti receber, das mãos de José Roberto Tadros e do consultor jurídico da Presidência da CNC, Bernardo Cabral, a Medalha Amigo do Comércio. Simonetti destacou a importância do Sistema Comércio para o País e disse querer trabalhar junto com o setor para promover o desenvolvimento do Brasil. “Eu me autodeclaro, neste momento, um amigo do comércio, e assim quero permanecer para que, numa conjunção de esforços, possamos fazer mais pelo nosso país. Recebo esse compromisso”, disse Simonetti, observando que o reconhecimento da CNC é uma homenagem a toda a Advocacia brasileira e não apenas a ele. “Os senhores e senhoras homenageiam na realidade quase um milhão e trezentos mil advogados e advogadas em atuação no Brasil, que cumprem os anseios constitucionais de defender o Estado democrático de Direito e de garantir a segurança jurídica do País”, afirmou o presidente da OAB.

Valores democráticos
José Roberto Tadros agradeceu a homenagem prestada pela revista Justiça & Cidadania e justificou a entrega da Medalha Amigo do Comércio enfatizando a importância do Estado democrático de Direito, da democracia e o papel do Judiciário e de entidades com a tradição da OAB na vigilância das instituições. “O direito do cidadão e da maioria tem que se impor, respeitando o que é básico: a liberdade, o livre pensar, a livre iniciativa, o livre produzir”, disse Tadros. “Que se possa ter o direito de perseguir o enriquecimento de forma lícita e que essa riqueza possa ser distribuída por meio de projetos de vida que beneficiem a todos”, completou o presidente da CNC.
Admirado e citado por todos, Bernardo Cabral, relator da Constituinte de 1987-1988, que foi presidente da OAB, ministro da Justiça e senador da República, fez uma saudação final ao término das solenidades, em que também estiveram presentes o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, presidentes de federação, diretores da CNC e profissionais do Sistema Comércio.