Programa Brasil Mais quer capacitar 2 milhões de empreendedores pelo País

Compartilhe:

Para apoiar os empresários no ganho de produtividade e competitividade em seus negócios, a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC) aderiu ao programa Brasil Mais, uma inciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competividade (Sepec), com execução do Sebrae, Senai e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) que visa à capacitação de 2 milhões de empreendedores pelo País.

O programa reúne metodologias e ferramentas de baixo custo voltadas para melhorar a capacidade de gestão e de produção, reduzir desperdícios e aprimorar processos, em um cenário de transformação digital. No dia 14 de abril, foi promovido um webinar para buscar o engajamento de novos parceiros – até aquela data eram 23 apoiadores.

Durante o evento on-line, 54 organizações, entre bancos, sindicatos, associações, institutos e conselhos, manifestaram interesse em contribuir como novos apoiadores do programa. De forma oficial, se mostraram comprometidos com a causa a Apex-Brasil, Federações do Comércio de diversos estados, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Brasil Convention & Visitors Bureau, entre outros.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o programa estimulará o aumento dos investimentos tão necessários à desejada retomada da economia, viabilizando a geração de empregos e melhorando a renda para os brasileiros. “É o momento de apoiar as empresas para que elas consigam obter ganhos na produtividade e se tornem mais competitivas”, enfatizou Tadros, que também preside o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae.

O esforço do governo brasileiro para reduzir o custo Brasil, além dos 20% de redução que já foram alcançados, foi destacado na fala do secretário da Sepec, Carlos Da Costa. Segundo ele, o foco de trabalho agora é a dimensão interna, uma vez que as empresas precisam desenvolver suas capacidades gerenciais. “Queremos libertar o empreendedor para crescer e gerar emprego. Estamos dando um grande salto, destravando a gestão interna nos pequenos negócios, otimizando a gestão digital e a economia 4.0”, completou.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, reforçou o papel e a importância dos apoiadores e destacou que a saída para o País é o aumento da produtividade. Melles descreveu os Agentes Locais de Inovação (ALI) como “figuras essenciais para o desenvolvimento municipal”. Com um time de mil agentes, o Sebrae já prestou atendimento para 7 mil empresas no programa Brasil Mais e atende agora mais 21 mil empresas em todo o País.

Brasil Mais

Criado no início do ano passado, pouco antes do início da pandemia de covid-19, o programa se divide em três frentes de atuação. A primeira é a Capacidade Empresarial, que tem como meta atender 120 mil micros, pequenos e médios empreendimentos do comércio, de serviços e da indústria, de todo o território nacional, até 2022; a segunda refere-se à Transformação Digital, que pretende inserir 20 mil empresas nessa rota de inovação; e a terceira e última trata da Economia 4.0, que almeja digitalizar 4 mil empresas da indústria.

O programa inicia um novo ciclo de capacitações em julho, com quatro meses de duração, voltado para empreendedores do comércio e serviços. As empresas participantes recebem acompanhamento e orientação para que possam inovar e se tornar mais produtivas, faturar mais e gastar menos.

A primeira etapa é o envio do autodiagnóstico por parte do empreendedor. Depois, um Agente Local de Inovação do Sebrae apresenta as potencialidades e ferramentas para inovar e otimizar os processos. O foco, nesta etapa, é sempre reduzir custos e aumentar faturamento. Dali em diante, o agente acompanha o negócio por meio de indicadores estabelecidos dentro do plano de ação até o fim do ciclo, quando um novo autodiagnóstico é feito.

Serão empregadas práticas de gestão que permitem o manuseio de ferramentas, informações e avaliações na elaboração de um plano de ação efetivo.

Para sua entidade apoiar o programa acesse https://bit.ly/3vocqVv e saiba mais.

Leia mais

Rolar para cima