Presidente da CNC recebe embaixador do Cazaquistão

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (25), o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros recebeu, em Brasília, o embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov.

No encontro, Nussupov elogiou o trabalho da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e reafirmou o interesse em estreitar relações de comércio com a entidade. Disse ainda que deseja visitar as unidades do Sesc e do Senac, por prestarem o maior serviço social privado do País.

José Roberto Tadros e o embaixador também falaram sobre a economia do Cazaquistão, que é um grande produtor de petróleo e gás natural. Em 2020, o país foi o 49º maior exportador do mundo (US $ 57,7 bilhões, 0,3% do total mundial). Nas importações, em 2019, foi o 58º maior importador do mundo: US $ 38,3 bilhões.

As exportações brasileiras para o país cresceram a uma taxa média anual de 26,2% entre 2017 e 2021. Em 2022, o Brasil exportou US$ 27,3 milhões e importou US$ 163 milhões do Cazaquistão.

Em novembro da 2022, a CNC, por meio de seu núcleo de relações internacionais, também recebeu a visita do embaixador com o intuito de aproximar empresários cazaques e brasileiros.

À época, a Embaixada do Cazaquistão encaminhou à CNC uma relação de exportadores cazaques que estão aptos a fazer negócios com empresas brasileiras, nos setores de tecnologia, serviços, turismo, equipamentos elétricos, construção civil, produtos farmacêuticos, alimentos, têxtil e outros.

Leia mais

Scroll to Top