Os sites dos sindicatos, Federações e da CNC que fazem parte do Portal do Comércio agora contam com uma ferramenta de acessibilidade que realiza a tradução de todo o conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O tradutor virtual Hugo garante a acessibilidade digital para pessoas surdas, promovendo uma experiência positiva nos sites por meio da tradução de textos ou imagens.
Para ativar a tradução simultânea, basta clicar nos ícones fixados na lateral superior direita do site. Além da tradução de Libras, os sites também contam com opções de acessibilidade para otimizar a leitura, incluindo a configuração de contraste, fontes e espaçamentos maiores, e o leitor de sites, que disponibiliza audiodescrição das notícias e informações para portadores de deficiência visual ou usuários que tenham interesse em ouvir o conteúdo.
A ferramenta usada nos sites do Sistema Comércio se chama Hand Talk, é amplamente utilizada por empresas que oferecem a funcionalidade de tradução digital em seus sites. O instrumento é constantemente atualizado e possui um grupo de linguistas responsável por garantir a qualidade das traduções.