Ministro do Trabalho Onyx Lorenzoni visita estande da CNC

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (30), durante as atividades do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, que palestrou sobre a retomada do mercado de trabalho no Brasil, visitou o estande da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O espaço, que tem como tema A Força do Comércio, mostra de forma prática as principais soluções empresariais e ações de melhorias para as práticas sindicais que a CNC oferece para todos os seus representados.

O ministro foi recebido pela chefe da Divisão Sindical da CNC, Patrícia Duque, e pelo presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz. “É um universo de muito trabalho e qualidade técnica tudo o que vocês oferecem aqui”, observou Onyx Lorenzoni. Foram apresentadas as iniciativas do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), o trabalho da Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC), além das ofertas de atividades e qualificação profissional realizadas pelo Sesc e pelo Senac.

“Recentemente estive com o presidente José Roberto Tadros em Brasília, onde falamos sobre essa relação com o Sistema S, importante apoio para trabalharmos a qualificação profissional aliada à geração de emprego e renda”, disse o ministro.

Onyx circulou pelo estande, passou pela feira empresarial, onde conferiu os produtos típicos da região Sul e tirou fotos com os congressistas. Mais cedo, em sua palestra, o ministro apresentou dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que indicam a retomada do emprego no País.

“Apenas em agosto, foram mais de 372 mil novos postos formais de trabalho de saldo. Em 2021 já chegamos à marca de 2,2 milhões de saldo positivo de vagas de trabalho formal geradas. Isso em meio a uma pandemia”, avaliou.

O titular do Trabalho e Previdência destacou que, desde janeiro de 2019, o Governo Federal já contabiliza um saldo positivo de 3,1 milhões de vagas com carteira assinada. Onyx lembrou os desafios durante a pandemia e relacionou as soluções apresentadas nesse período. “Tivemos o Auxílio Emergencial, implementado pelo Ministério da Cidadania, enquanto eu estava à frente da pasta”, afirmou.

Após as atividades no espaço do evento, a Fecomércio-RS ofereceu um almoço de confraternização ao ministro Onyx Lorenzoni com a participação de presidentes de diversas Federações do Comércio do País, além de dirigentes de várias entidades que debateram, de maneira informal, os desafios do setor do terciário.

Leia mais

Rolar para cima