Nesta quinta-feira (30), durante as atividades do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, que palestrou sobre a retomada do mercado de trabalho no Brasil, visitou o estande da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O espaço, que tem como tema A Força do Comércio, mostra de forma prática as principais soluções empresariais e ações de melhorias para as práticas sindicais que a CNC oferece para todos os seus representados.
O ministro foi recebido pela chefe da Divisão Sindical da CNC, Patrícia Duque, e pelo presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz. “É um universo de muito trabalho e qualidade técnica tudo o que vocês oferecem aqui”, observou Onyx Lorenzoni. Foram apresentadas as iniciativas do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), o trabalho da Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC), além das ofertas de atividades e qualificação profissional realizadas pelo Sesc e pelo Senac.
“Recentemente estive com o presidente José Roberto Tadros em Brasília, onde falamos sobre essa relação com o Sistema S, importante apoio para trabalharmos a qualificação profissional aliada à geração de emprego e renda”, disse o ministro.
Onyx circulou pelo estande, passou pela feira empresarial, onde conferiu os produtos típicos da região Sul e tirou fotos com os congressistas. Mais cedo, em sua palestra, o ministro apresentou dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que indicam a retomada do emprego no País.
“Apenas em agosto, foram mais de 372 mil novos postos formais de trabalho de saldo. Em 2021 já chegamos à marca de 2,2 milhões de saldo positivo de vagas de trabalho formal geradas. Isso em meio a uma pandemia”, avaliou.
O titular do Trabalho e Previdência destacou que, desde janeiro de 2019, o Governo Federal já contabiliza um saldo positivo de 3,1 milhões de vagas com carteira assinada. Onyx lembrou os desafios durante a pandemia e relacionou as soluções apresentadas nesse período. “Tivemos o Auxílio Emergencial, implementado pelo Ministério da Cidadania, enquanto eu estava à frente da pasta”, afirmou.
Após as atividades no espaço do evento, a Fecomércio-RS ofereceu um almoço de confraternização ao ministro Onyx Lorenzoni com a participação de presidentes de diversas Federações do Comércio do País, além de dirigentes de várias entidades que debateram, de maneira informal, os desafios do setor do terciário.