Inovação em ambientes tradicionais é pauta de palestra no Rio Innovation Week

Compartilhe:

Plateia atenta à apresentação no palco CNC Innovation Talks, no Rio Innovation Week

Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação impactante no cenário do comércio e varejo em todo o mundo. A ascensão da inovação tecnológica está redefinindo a forma como os consumidores compram e as empresas vendem. O Palco CNC Innovation Talks, no Rio Innovation Week, recebeu William Lima e João Gabriel Bezerra, analistas da Diretoria de Economia e Inovação (Dein) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que apresentaram a importância de uma cultura inovadora para garantir a sustentabilidade dos negócios em um ambiente em constante evolução.

João Gabriel Bezerra destacou a importância de incorporar uma cultura inovadora às empresas para garantir sua sustentabilidade

No cenário empresarial contemporâneo, a inovação é mais do que apenas uma palavra da moda. Ela se tornou uma necessidade vital para as empresas que buscam prosperar e se destacar em um ambiente altamente competitivo. Uma das maneiras mais eficazes de abraçar a inovação é através da implantação de uma cultura organizacional que a promova e a celebre. “A realidade empresarial brasileira é de empresas tradicionais que precisam fazer a transição para um modelo mais ágil e disruptivo”, destacou William. “E é preciso desmistificar a questão de que inovação é apenas tecnologia”, concluiu João.

Uma cultura de inovação não é apenas sobre a criação de produtos ou serviços revolucionários, mas sim sobre a concepção de um ambiente em que ela seja incentivada, valorizada e incorporada em todos os aspectos da empresa. Uma cultura de inovação começa com a liderança. Os condutores de uma empresa desempenham um papel fundamental na criação de uma atmosfera na qual os funcionários se sintam incentivados a apresentar ideias ousadas.

“É preciso entender o desafio e o impacto na vida das pessoas. Muitas decisões eram focadas no topo da pirâmide, sem compreender o impacto na vida do usuário. É preciso colocar o cliente final no centro das decisões para que as soluções tenham resultados reais”, pontuou João.

William Lima citou frase do escritor austríaco Peter Drucker “A cultura come a estratégia no café da manhã”

A colaboração é um dos pilares de uma cultura de inovação bem-sucedida. As empresas devem promover a cooperação entre departamentos e equipes, criando espaços e oportunidades para a troca de ideias. “É preciso equilibrar o mundo tradicional com a agilidade da inovação. Na prática, é fundamental a formação de pequenas equipes, interdisciplinares e com autonomia e liberdade criativa para propor e testar novos processos e produtos que ajudem as organizações a adotarem modelos de gestão mais ágeis e a acelerar seus negócios”, comentou William.

Na medida em que o mundo dos negócios continua a evoluir em direção a um futuro cada vez mais digital e dinâmico, as empresas que abraçam uma cultura de inovação estão posicionadas para prosperar e liderar, independentemente dos desafios que o futuro possa trazer. Elas não apenas sobreviverão, mas também moldarão o cenário empresarial do amanhã.

 

 

Leia mais

Rolar para cima