Fórum Nacional de Superintendentes promove o alinhamento de ações entre 34 Federações do Sistema Comércio

Compartilhe:

Diretorias Jurídica e Sindical, de Economia e Inovação e de Relações Institucionais da CNC apresentam ações para executivos das federações estaduais e nacionais

Durante o 5º Fórum Nacional de Superintendentes, realizado em 17 de julho, executivos das 34 federações do Sistema Comércio conheceram iniciativas e programas das Diretorias Jurídica e Sindical (DJS), de Economia e Inovação (Dein) e de Relações Institucionais (DRI) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Diretor Jurídico e Sindical da CNC, Alain McGregor falou sobre o Encontro de Assessores Jurídicos do Sistema Comércio e do Programa Atena

O diretor Jurídico e Sindical da CNC, Alain McGregor falou do Encontro de Assessores Jurídicos que reuniu os técnicos das federações estaduais, nacionais e dos departamentos regionais do Sesc e do Senac, em maio deste ano. O evento alinhou entendimentos e posicionamentos em temas jurídicos, para garantir maior assertividade na atuação jurídica e sindical e promover a integração entre os advogados que atuam no Sistema.

Alain falou ainda do programa de capacitação e desenvolvimento sindical da CNC, o Atena, que já promoveu mais de 20 mil horas de treinamento nos 6 primeiros meses de 2024, em parceria com a UniCNC, e conta com mais 960 alunos ativos entre colaboradores e líderes de Federações e sindicatos. Ele anunciou ainda que o Prêmio Atena será concedido em novembro, e conta com cinco categorias, e a categoria Atena em Ação já está aceitando inscrição de boas práticas (mais informações no site do Atena: https://atena.portaldocomercio.org.br/).

Inovação no varejo

Já o diretor de Economia e Inovação da CNC, Maurício Ogawa, apresentou o programa CNC Hunting, que tem parceria com a Sai do Papel, plataforma de empreendedorismo e inovação, e que pretende encontrar oportunidades inovadoras de negócios para os associados. O CNC Hunting abriu inscrições para startups apresentarem produtos, serviços e soluções para três desafios identificados como prioritários: Planejamento Tributário e Fiscal, Análise de dados e Transição para o mercado livre de energia.  Ogawa adiantou ainda algumas informações sobre o evento Global Voices, da CNC, que vai acontecer em São Paulo para debater temas que impactam nos negócios com nomes da cena político-econômica global.

Para o diretor de Economia e Inovação da CNC, Maurício Ogawa, faltam políticas de incentivo à inovação no comércio

Para o diretor de Economia e Inovação da CNC faltam políticas de incentivo à inovação no comércio e para a maioria das empresas do setor, que estão sobre o regime tributário do Simples Nacional ou de lucro presumido, por isso, a Confederação busca parcerias que possam sanar essa questão. “O Brasil não tem edital para fomentar inovação para o varejo, o investimento no setor é zero. Só temos edital de inovação para a indústria. Além disso, os editais partem de lucro real, excluindo a grande maioria do varejo nacional, estamos conversando para avançar em parcerias e editais”, afirmou Ogawa.

Avanços nas relações institucionais

A diretora de Relações Institucionais da Confederação, Nara de Deus, destacou o crescimento da Agenda Institucional do Sistema Comércio, lançada em 2022. “A Agenda é fundamental e apresenta os temas essenciais a serem trabalhados nos estados e por segmentos representados. E em 2024 ampliamos o olhar para os municípios. Precisamos explorar cada vez mais os temas abordados na Agenda e mostrar aos empresários que as federações, e a CNC, estão ao lado deles para trabalhar pautas que impactam nos negócios”.

Nara assinalou ainda a necessidade de as entidades avançarem no relacionamento institucional, alcançando além das casas legislativas, também o poder executivo. Como exemplo de resultado da aproximação com o executivo, a diretora citou os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) celebrados com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).

A diretora de Relações Institucionais da Confederação, Nara de Deus, destacou o crescimento da Agenda Institucional do Sistema Comércio em 2024

Ela pediu que as federações estejam atentas as pautas que surgem nos estados e que demandem a DRI/CNC. “A gente precisa trabalhar em conjunto e no dia a dia, vocês podem nos demandar para debater temas de interesse, apontem também esses caminhos, eles não precisam surgir só da CNC”.

CNC Innovation Day, Global Voices e Semana S

Encerrando o dia de evento, a Diretora Geral Executiva da CNC, Simone Guimarães, retornou ao palco com os gestores de todas as áreas fins da Confederação para apresentar novidades, como o CNC Innovation Day, implementado como projeto piloto em 2023 e que vai avançar para todas as federação este ano, o evento Global Voices e a Semana S que irão trabalhar a imagem institucional e entregas para ás empresas representadas e toda a sociedade.

Leia mais

Scroll to Top