Em encontro com imprensa internacional, presidente da CNC defende desenvolvimento sustentável da Amazônia

Compartilhe:

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, disse hoje, 21 de junho, em evento com correspondentes estrangeiros, realizado pela internet com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que um dos grandes desafios do Brasil é o desenvolvimento sustentável e integrado da Amazônia. A fala de Tadros foi feita em mensagem de vídeo aos participantes do Encontro com a Imprensa Internacional, promovido em colaboração da Imprensa Internacional, da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE), apoiado pela CNC e pela Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE).

Em sua mensagem, Tadros ressaltou que a Amazônia tem enorme vocação para se integrar e contribuir para o desenvolvimento do Brasil como provedor de alimentos e produtos agrícolas para o próprio país e para o mundo. “E o primeiro passo é acabar com uma falsa dicotomia. É perfeitamente possível conciliar o desenvolvimento agrícola e as cadeias do agronegócio com o respeito ao meio ambiente”, afirmou o presidente da CNC.

Opep dos alimentos

De acordo com José Roberto Tadros, o Brasil tem potencial para se transformar em uma espécie de “Opep dos alimentos”. “Isso assusta alguns países produtores, que tentam minar os esforços do País com a divulgação de informações que simplesmente ignoram que, para crescer nesse setor, é preciso ter compromisso com a sustentabilidade”, disse.

A ministra Tereza Cristina agradeceu a oportunidade de dialogar com a mídia internacional sobre o agro sustentável brasileiro, um mercado muito competitivo do ponto de vista global, e reduzir os preconceitos produzidos pela desinformação sobre o setor.

Tereza Cristina cumprimentou as lideranças setoriais e empresariais participantes do encontro e fez um resumo das ações que estão sendo realizadas por sua pasta para consolidar e ampliar a participação sustentável do agronegócio na economia brasileira. Em seguida, com mediação do jornalista de economia George Vidor, a ministra respondeu aos questionamentos de repórteres de veículos como o jornal inglês The Guardian, o americano The New York Times e a TV árabe Al Jazeera, em temas sobre desmatamento, rastreabilidade da agropecuária brasileira, entre outros.

Infraestrutura foi tema no encontro com Tarcísio de Freitas

A série de debates Encontro com a Imprensa Internacional teve sua primeira edição no dia 2 de junho, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, como convidado. Entre outras informações, o ministro confirmou que o leilão para a construção da Ferrogrão, ferrovia que interligará Mato Grosso ao Pará, deverá ocorrer no segundo semestre, embora ainda precise de autorização do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em sua mensagem, o presidente José RobertoTadros ressaltou a importância para o País e o comércio de bens, serviços e turismo de contar com uma infraestrutura de transportes adequada.

 

 

Leia mais

Rolar para cima