Bem vindo ao portal do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro

Conselho de Notáveis recebe o ex-Presidente da República Michel Temer

Compartilhe essa publicação:

Último encontro do órgão de assessoramento da CNC em 2023,  também contou com a presença do ex-ministro Moreira Franco | (Foto: Guarim de Lorena)

O Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou seu último encontro do ano de 2023, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 01 de dezembro, e contou com as ilustres presenças do jurista e ex-Presidente da República Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e José Bernardo Cabral, coordenador do Conselho de Notáveis, exaltaram as conceituadas companhias e relembraram as substanciais contribuições da dupla à política e à sociedade brasileiras.

Tadros ressaltou o impacto das atuações de Temer ao longo de sua história na política brasileira, com ênfase em seu período à frente da Presidência da República, tendo citado a realização de mudanças necessárias ao País.

Já Bernardo Cabral rememorou o dia em que ele e Temer se conheceram, apresentados pelo também jurista Ives Gandra Martins, quando o ex-Presidente da República era professor de Direito. Anos depois, reencontraram-se no Congresso Nacional e atuaram juntos no trabalho de “reconstrução do País”, à época da Assembleia Constituinte, em 1987 e 1988.

Em discurso de agradecimento ao convite do Conselho de Notáveis, Temer mencionou momentos de sua história na política brasileira e frisou a importância do estado democrático de direito e o repúdio ao autoritarismo, garantidos pela Constituição Federal. “A democracia envolve, precisamente, o debate, a contrariedade, a controvérsia. O debate de ideias. É isso que a democracia exige. Na democracia, a oposição é fundamental. Ela ajuda a governar fiscalizando, criticando, observando. Esta é função jurídico-constitucional da oposição para que o poder não se torne absoluto”, enfatizou o ex-Presidente da República.

Sobre o Conselho de Notáveis

O Conselho de Notáveis é o órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil. Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções a problemas e desafios do setor.

Scroll to Top