Palestra apresentada pelo conselheiro Carlos Afonso Pierantoni Gambôa analisou os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do setor
Em encontro realizado no dia 23 de setembro, o Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) se reuniu na sede da entidade, no Rio de Janeiro, para debater o tema “O Sistema Hidroviário Nacional”. Almirante, o conselheiro Carlos Afonso Pierantoni Gambôa analisou em sua apresentação o sistema de navegação hidroviária do Brasil e os desafios para o desenvolvimento dessa malha viária no País.
Gambôa iniciou abordando a escassez de hidrovias brasileiras que sigam padrões internacionais, como nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. “Temos apenas 2% de hidrovias na nossa matriz de transporte, uma herança do desenvolvimento rodoviário da segunda metade do Século XX”, afirmou.
Diante do atraso no setor no Brasil, o conselheiro e Almirante apresentou sistemas modernos que poderiam ser aplicados no País, como as eclusas e canais artificiais: “Esses avanços podem ser importantes para setores como o turismo, o comércio e o escoamento de commodities”.
Ao fim da palestra, o coordenador do Conselho de Notáveis, Bernardo Cabral, abriu o evento para comentários dos participantes. O conselheiro Claudio Contador ressaltou como o investimento em malha de transportes pode baratear o escoamento de matérias-primas e produtos industrializados: “O Brasil perde a oportunidade de se tornar mais competitivo quando não investe nesse setor”.
Sobre o Conselho de Notáveis
O Conselho de Notáveis é o órgão de assessoramento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) responsável por estudos sobre temas econômicos, sociais e políticos relevantes para o comércio e o Brasil. Composto por personalidades da vida cultural, política e intelectual brasileira, seu propósito é subsidiar a entidade para propor soluções a problemas e desafios do setor.
A coordenação do Conselho de Notáveis está a cargo do advogado e professor Bernardo Cabral, ex-deputado, ex-senador e ex-ministro da Justiça e da Agricultura. Ele foi também o relator da Constituição Federal de 1988 e presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).