CNC passa a integrar o Conselho Deliberativo da ApexBrasil

Compartilhe:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a nova integrante do Conselho Deliberativo da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (ApexBrasil). A nova composição do Conselho da entidade foi determinada pelo Decreto Presidencial nº 11.571, de 19 de junho de 2023, garantindo à CNC uma cadeira de representante titular e uma de suplente.

Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio-GO

Caberá a Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio em Goiás, a titularidade no Conselho Deliberativo da ApexBrasil, representando a CNC; sendo Sérgio Henrique de Sousa, gestor de Representações da entidade, o suplente. Tal oportunidade confere visibilidade ao papel da Confederação de potencializar e fortalecer institucionalmente a atuação do setor terciário, segmento fundamental para a economia brasileira e responsável por 73% do PIB, também no âmbito do comércio exterior

Além da CNC, atualmente, o colegiado é formado pelas seguintes entidades públicas e privadas: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na presidência, Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério das Relações Exteriores, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cabem ao Conselho Deliberativo da ApexBrasil funções como a aprovação do estatuto social e da política de atuação institucional do órgão; planos de trabalho anual, relatórios, orçamentos, a determinação do presidente da Agência, entre outras ações. A ApexBrasil é responsável por promover os produtos brasileiros no exterior, atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira e apoiar a internacionalização de empresas brasileiras.

Leia mais

Rolar para cima