Objetivo é dar visibilidade e voz às empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo com ideias inovadoras para o setor
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está participando do Startup20, grupo de engajamento do G20 que promove um diálogo aberto entre as diversas partes interessadas no ecossistema de startups e tecnologia, bem como pequenas e médias empresas (PMEs).
O objetivo é destacar as preocupações e os desafios das startups e das PMEs aos líderes do G20, contribuindo para a elaboração de políticas e diretrizes que fomentem a inovação e o crescimento econômico global. A CNC está representada pela analista da Assessoria de Gestão das Representações (AGR) Renata Couto Avila.
As startups são caracterizadas por seus modelos de negócio ágeis, enxutos e flexíveis, oferecendo soluções inovadoras que agregam valor e atendem às demandas do mercado. Os desafios da força-tarefa da Startup20 são o desenvolvimento de um Communiqué ESG e o compromisso de um investimento anual conjunto das nações do G20 de US$ 1 trilhão no ecossistema global de startups e PMEs até 2030.
Pilares
O Startup20 está estruturado em torno de três grandes pilares, cada um abordando aspectos cruciais para o desenvolvimento sustentável e a integração global das startups e PMEs:
– ESG (Ambiental, Social e Governança): foca a implementação de práticas sustentáveis, inclusão social e governança eficaz para garantir o desenvolvimento responsável das startups e PMEs.
– Investimentos: visa atrair e facilitar o fluxo de capital para startups e PMEs, promovendo mecanismos financeiros que sustentem seu crescimento e expansão.
– Políticas e regulações: propõe diretrizes e políticas que harmonizem os ambientes regulatórios entre as nações do G20, facilitando a operação e expansão internacional das startups e PMEs.
Sustentabilidade ambiental
O trabalho da CNC, no Communiqué, é focado na parte ambiental do pilar ESG, um dos componentes mais críticos e dinâmicos para o futuro das startups e PMEs. A sustentabilidade ambiental no contexto das startups e PMEs envolve o desenvolvimento de tecnologias verdes, promovendo a criação de inovações que minimizem o impacto ambiental.
Ao focar a sustentabilidade ambiental dentro do pilar ESG, a ideia é destacar a importância de tecnologias verdes, práticas empresariais sustentáveis, inovação em energias renováveis, soluções baseadas na natureza e a economia circular. Essas iniciativas são fundamentais para garantir que as startups e PMEs prosperem economicamente e contribuam significativamente para a proteção do meio ambiente e o bem-estar global. O compromisso contínuo com essas práticas sustentáveis ajudará a consolidar um ecossistema de startups e PMEs resiliente e inovador, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável do G20.
Time
O time ambiental é coordenado por Lennon Medeiros, que trabalha com protótipos digitais e verdes na Visão Coop. Ele é responsável por organizar e liderar as atividades do grupo, assegurando a eficiência na execução das tarefas e a eficácia na obtenção dos resultados esperados.
Os relatores têm a função de documentar e apresentar os resultados das discussões, garantindo a clareza e a precisão das informações transmitidas. A relatoria fica a cargo do engenheiro agrônomo Marcelo Creão, que atualmente é CEO da startup TUXTU Conectividade Ambiental, uma green tech que desenvolve soluções ambientais, e da engenheira florestal Renata Avila, analista de Representações em Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNC. Para completar o time, conta com assessoria de Leandro Patrick Barbosa e Neuza Millene, ambos da Visão Coop.
Documento final
Para a elaboração do documento final, o time ambiental disponibilizou uma escuta pública por meio de um formulário, a fim de compreender as oportunidades e os desafios ambientais em âmbitos nacional e internacional para startups e PMEs dos países do G20.
A participação das empresas do comércio de bens, serviços e turismo é de extrema importância para que possa ser realizado um levantamento do que está sendo feito nas empresas do setor, com o intuito de dar visibilidade e voz às empresas, para que sejam apresentadas ideias e inovações aos setores representados pela CNC.
Os resultados dessa pesquisa vão compor os insumos do relatório e serão compartilhados com o G20 para apoiar as suas discussões sobre as políticas de meio ambiente dentro do ecossistema de startups e PMEs.
O formulário de participação pode ser encontrado em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScyTyBSbcoECq3Zvft8KRhd3iMPCXn02HVfvmSprpaDIYcE0A/viewform .