CNC participa de eventos com delegações internacionais e avança em diálogos sobre negócios e cooperação internacional

Compartilhe:

Nas últimas semanas, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou de importantes eventos junto a delegações internacionais. O objetivo foi identificar, conjuntamente, oportunidades de negócios e de cooperação internacional para o desenvolvimento econômico e social dos países.

O gerente de Representações, Sérgio Henrique, e a analista Rafaela Souza representaram a CNC na recepção da delegação da Nigéria na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e da CEO da Nigerian Investment Promotion Comission, Aisha Rimi.

Na oportunidade, a CNC iniciou um diálogo com a Nigerian Association of Chambers of Commerce, Mines and Agriculture (NACCIMA) a fim de elaborar um Memorando de Entendimentos (MoU) que contemple o fomento do comércio e investimento, especialmente entre pequenas e médias empresas dos países. O evento foi parte da agenda da visita oficial do presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, ao Brasil.

Analista internacional da CNC, Rafaela Souza representou a CNC na recepção da delegação do Azerbaijão, oportunidade na qual as instituições brasileiras e a comitiva azerbaijana puderam compreender melhor o funcionamento das instituições dos países, mapear oportunidades de negócios, conhecer as especificidades dos mercados e prospectar possibilidades de comércio e cooperação nos campos da educação, do turismo e da cultura. A reunião, que aconteceu na sede da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), contou com a presença de parceiros importantes, como o Sebrae.

A convite do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o gerente de Representações da CNC, Sérgio Henrique, participou, em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), de uma reunião com o presidente da Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá, Juan Alberto Árias Strunz, a fim de alinhar estratégias de parceria comercial e cooperação técnica entre os setores produtivos dos países. A reunião integrou a agenda oficial de visitas do presidente da República do Panamá, José Raúl Mulino, ao Brasil.

“Diante de um contexto global de incertezas, o movimento em direção à diversificação de parceiros e o aprimoramento logístico têm sido o objetivo de muitos países. A articulação entre os representantes dos setores produtivos dos países é fundamental para a compreensão de oportunidades e gargalos, a fim de, junto ao poder público, buscarmos as melhores soluções para os cenários que se apresentam”, avaliou Sousa.

Leia mais

Rolar para cima