CNC participa de audiência pública sobre integração inteligente entre o mercado de trabalho, graduações e ensino técnico

Compartilhe:

A Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) foi representada, em uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, pela gerente de Prospecção e Avaliação Educacional do Departamento Nacional do Senac, Inês Pereira.

O tema do debate, que aconteceu no dia 20 de junho, tratou da “Integração inteligente entre o mercado de trabalho e expansão das graduações e do ensino técnico”.

Em sua apresentação, Inês Pereira compartilhou dados sobre a contribuição de cursos técnicos do Senac que, em 2023, realizou 341 mil matrículas em nove eixos tecnológicos. De acordo com a Pesquisa Nacional de Avaliação dos Egressos do Senac (Pnaes), 82,4% dos alunos iniciaram o curso fora do mercado de trabalho.

“Como instituição vinculada ao setor do comércio de bens, serviços e turismo, que representa mais de 65% do PIB nacional, é um privilégio poder participar da Comissão de Educação e colaborar em debates que tratem sobre a integração entre o mercado de trabalho e a educação, ampliando a relevância da formação técnica e trazendo para os holofotes a necessidade da educação profissional.”

Ampliação das formações superior e técnica

Inês também falou sobre a ampliação das formações superior e técnica que proporcionam condições de empregabilidade, de atualização tecnológica, inserção digital, além de aumento salarial e maior produtividade.

Dados sobre projeções de ocupações para 2023 também foram divulgados pela gerente do Sistema CNC-Sesc-Senac com crescimento, por exemplo, de 12,5% de emprego técnico. Falou ainda sobre o emprego formal, a metodologia (OIT) de escuta de mercado do Senac e o impacto da automação nos indicadores de competência, com identificação de novas tecnologias.

Assista à íntegra da audiência pública.

Leia mais

Scroll to Top