CNC integra Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora

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Créditos: Gabriel Lemes
Créditos: Gabriel Lemes

Com objetivo de inserir empresas de pequeno e médio portes no mercado internacional, aumentando o número de exportadores brasileiros, fomentando o comércio e a indústria, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realizou, nesta segunda-feira (4), o lançamento da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).

A política foi instituída pelo decreto nº 11.593, que também criou o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) faz parte do comitê, que busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros participou da cerimônia junto com o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.

“O comitê é responsável por executar essa política, propondo o desenvolvimento de ações, acompanhando o mercado e incentivando a internacionalização das empresas. É preciso que o governo e o setor privado atuem juntos, definindo estratégias e diretrizes na promoção dessa cultura”, afirmou Tadros, que estava acompanhado do coordenador Câmara de Comércio Exterior (CBCEx)da CNC, Rubens Medrano, que é vice-presidente da Fecomércio-SP.

Exportar com valor agregado
A CBCEx já trabalha no formato de colegiado, consolidando os dados do setor para a construção de um planejamento estratégico de ações, nos eixos administrativo (com atenção para os acordos e convênios da área); legislativo (voltados para as normas e leis do setor) e operacional (junto à Receita Federal, autoridades alfandegárias, etc).

Na abertura do evento, em Brasília, num auditório lotado de técnicos, autoridades e representantes de órgãos de 20 estados brasileiros, Alckmin falou do desafio.”Além de exportar mais, temos que incluir as pequenas empresas. Expandir para o Brasil inteiro exportar. Nós temos uma tarefa grande. Exportar com valor agregado, pois se a gente pegar a pauta de exportação brasileira, temos soja, petróleo bruto e minério de ferro. Isso é 40% da exportação brasileira, três produtos. Então, nós precisamos agregar valor, diversificar mais, ter mais destinos para o nosso comércio exterior”, disse Geraldo Alckmin.

A política busca superar o desafio apontado no diagnóstico recente divulgado pelo estudo “Perfil das Empresas Exportadoras Brasileiras – Um Panorama”, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC.

Segundo a publicação, no Brasil menos de 1% das firmas exporta. Com relação à distribuição regional, as exportadoras localizam-se em poucas unidades da Federação do país. Em 2020, 54% delas se encontravam nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Por regiões, Sul e Sudeste, concentram 90% das firmas exportadoras.

A primeira reunião técnica do comitê foi realizada ainda nesta segunda-feira. Rubens Medrano é o representante da CNC que participará do grupo de trabalho.

 

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