O CNS desempenha papel essencial na formulação e supervisão das políticas públicas de saúde no Brasil
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi reeleita, nesta terça-feira (12), para mais um mandato no Conselho Nacional de Saúde (CNS), assegurando sua continuação na importante instância de representação que integra desde 1991.
A eleição aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde o diretor Maurício Filizola representou a CNC no processo eleitoral que culminou na aclamação das entidades participantes pelo plenário.
Contribuições para o SUS
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, desempenha papel essencial na formulação e supervisão das políticas públicas de saúde no Brasil.
De caráter deliberativo e consultivo, o CNS é responsável por promover debates e fiscalizar diretrizes para o Sistema Único de Saúde (SUS), envolvendo uma ampla rede de representantes e garantindo a participação da sociedade na construção das políticas de saúde.
A CNC ocupa uma das vagas destinadas às entidades empresariais no CNS, o que lhe permite colaborar ativamente nas discussões e nas propostas voltadas ao aprimoramento do setor de saúde pública e ao fortalecimento do SUS.
De acordo com o Decreto nº 5.839/2006, as vagas no CNS são divididas entre representantes dos usuários do SUS, profissionais de saúde, entidades científicas, governamentais e empresariais, assegurando o equilíbrio de interesses e o fortalecimento da saúde como direito de todos.
Compromisso com a saúde pública
No novo mandato, que se estenderá até 2027, a CNC continuará a ser representada por Maurício Cavalcante Filizola como titular.
Além dele, foram reconduzidos Marcelo Fernandes de Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, como primeiro suplente, e Jonas Matos da Silva, assistente social da Serbem/CNC, como segundo suplente.
Para o próximo período, a CNC planeja manter e fortalecer o diálogo com as demais entidades e participantes do CNS, com o objetivo de promover melhorias no sistema de saúde pública e defender pautas que beneficiem a sociedade e o setor de comércio, serviços e turismo.
Como entidade atuante no setor empresarial, a CNC tem a responsabilidade de agregar sua visão à diversidade de perspectivas do CNS, colaborando para que as políticas de saúde possam refletir as demandas da sociedade e as especificidades do SUS, promovendo um sistema mais eficiente e acessível.